Prefeito anuncia retorno das aulas na rede municipal de ensino de Três Barras

As escolas de ensino fundamental de Três Barras voltam a receber os alunos durante esta semana, com aulas regulares somente nesta terça-feira (29 de maio) e quarta-feira (30 de maio).

Nos demais dias não haverá aulas, em razão de que quinta-feira (31 de maio) é feriado nacional e sexta-feira (1° de junho) é recesso escolar, conforme calendário aprovado para este ano pelo Conselho Municipal de Educação.

A decisão de retornar com as aulas foi anunciada pelo prefeito Luiz Shimoguiri, durante reunião com a equipe de governo na manhã desta segunda-feira (28).

Em razão da falta de combustíveis na cidade e na região, ficou definido que o transporte escolar será realizado apenas dentro das localidades interioranas.

A medida aplica-se, especificamente, aos estudantes que frequentam as aulas nas escolas Francisco Rocha (em São João dos Cavalheiros), João Pedro de Oliveira (na Campininha) e Cyríaco Felício de Souza (no Km 06).

Como não haverá provas e avaliações no decorrer desta semana, os alunos que não puderem ir às aulas na cidade e no interior, terão suas faltas abonadas pelas direções das escolas.

Os servidores municipais que residem em Canoinhas, mas que atuam em escolas, unidades de saúde e demais repartições públicas do distrito de São Cristóvão, do Km 06 e da sede do município, terão transporte gratuito de ida e volta ao trabalho nesta terça-feira (29 de maio) e quarta-feira (30 de maio).

A medida, segundo o Governo de Três Barras, visa garantir que profissionais da Educação, principalmente os professores, e da área de saúde, inclusive os médicos, consigam chegar aos seus locais de trabalho para desempenhar suas funções regularmente.

Nos dois dias, o ônibus sairá da garagem da prefeitura às 06h30 e passará pelo hospital de Três Barras para buscar os profissionais de saúde que atuarão no plantão noturno.

Na sequência, o veículo seguirá para o distrito de São Cristóvão (Avenida Abrahão Mussi) e Canoinhas, onde fará o embarque e desembarque de passageiros em frente à escola João José de Souza Cabral.

O retorno a Três Barras acontecerá a partir do Terminal Rodoviário de Canoinhas às 07h, seguindo roteiro pelos seguintes pontos: em frente à igreja matriz Cristo Rei; na praça em frente ao antigo Procopiak (próximo à ponte do Rio Canoinhas); Caps (antigo Peti, no distrito de São Cristóvão); Extensão II; Escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic); Km 06; Posto São Gabriel e secretaria de Educação e Saúde, no centro de Três Barras.

O prefeito informa que os demais veículos da frota municipal devem ficar parados até que o abastecimento de combustíveis seja normalizado em toda a região.

Fica mantida, apenas, a circulação das ambulâncias para os casos de urgência e emergência e dos veículos da secretaria municipal de Saúde, que transportam pacientes para a realização de hemodiálise (Mafra) e quimioterapia e radioterapia (Porto União).

O expediente na prefeitura, secretarias e nas demais repartições da administração pública municipal, como as unidades básicas de saúde, permanece inalterado.