Posto Azul prepara atendimentos às gestantes e pesagem de crianças

As gestantes residentes na área de atuação da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) 004, no distrito de São Cristóvão, terão atendimento especial no Posto Azul durante toda a sexta-feira, 23. A ação conta com o respaldo da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde.

A programação prevê o cadastro de gestantes, realização de testes rápidos e vacinação conforme a semana gestacional. De acordo com a enfermeira Itaiana Chiumento Bueno, ainda haverá consultas com profissionais de enfermagem, avaliações e orientações feitas por nutricionista e ginástica laboral sob a supervisão de fisioterapeuta.

Outra ação do Posto Azul acontecerá no sábado, 1º de julho, quando a unidade ficará excepcionalmente aberta das 08h às 17h para atendimento exclusivo de crianças de 0 a 5 anos de idade. “Optamos por fazer, num final de semana, para que as mães que trabalham em horário comercial possam levar seus filhos até a unidade”, afirma a enfermeira.

Neste dia ocorrerá a atualização da carteira vacinal e feita a pesagem dos pequenos. Casamento caipira, distribuição de doces, brincadeiras e sorteio de brindes devem marcar o “Dia do Peso Julino”. Segundo Itaiana, as crianças podem vir caracterizadas. Agentes comunitárias de saúde estão visitando as residências da área 004 e informando os pais sobre essa ação.