Posto Amarelo realiza palestra para diabéticos e pesagem e vacinação do público infantil

Duas ações, na semana passada, movimentaram os moradores assistidos pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF), no distrito de São Cristóvão, em Três Barras.

Na tarde de quinta-feira (16), a equipe da unidade básica de saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo) recebeu pacientes diabéticos para uma palestra com a educadora em saúde Marina Gonçalves Borges, do projeto Sesc Saúde da Mulher.

Na sequência, os pacientes tiveram os pés avaliados pelo médico Giuliano Brandes e pela enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski. O monitoramento, segundo os profissionais de saúde, teve o objetivo de verificar pontos de sensibilidade nos pés diabéticos e, assim, evitar possíveis amputações. “A diminuição da sensibilidade predispõe à ocorrência de traumas e ferimentos na maioria das vezes não notados e nem tratados adequadamente, colocando em risco os pacientes”, observa a enfermeira.

A programação teve sequência na manhã e tarde de sexta-feira (17), com a pesagem e vacinação do público infantil contra a Poliomielite e Sarampo. Foram atendidas 40 crianças de 12 meses a menores de 5 anos durante a atividade, que teve o respaldo do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

 

Rolar para cima