Planetário reúne 880 alunos da rede municipal em sessões sobre astronomia

Foi por meio de recursos de som e imagem interativos que alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas municipais, de Três Barras, puderam entender o funcionamento do sistema solar, dos planetas e das constelações.

Promovidas em dois dias desta semana pelo Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, as sessões do Planetário Móvel reuniram 880 estudantes das escolas Guita Federmann, Francisco Rocha e João Pacheco de Miranda Lima (Caic), no ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza.

Na terça-feira (26) teve oito apresentações de 45 minutos cada, quatro em cada período do dia. Já na quarta-feira (27) foram quatro sessões pela manhã e outras duas à tarde.

No “céu” da “bolha” gigante enchida de ar, os alunos assistiram a projeções que abordaram temas como o que é astronomia, a poluição que oculta as estrelas, rotação e movimentos celestes, viagem de ida (sondas, asteroides, lua e planetas), viagem de volta (sol, cometas e planeta terra), reentrada na atmosfera, fenômenos celestes, entre outros.

Além de oferecer uma experiência fora da rotina da escola, secretário de Educação Antônio Tsunoda disse que a iniciativa despertou e ampliou o conhecimento dos estudantes pelo universo em que vivem. “Tudo de maneira prática, dinâmica e criativa”, acrescentou.