Peça 13 Gotas, do BuZum! chega em Três Barras na próxima sexta-feira

Cerca de dois terços da superfície do planeta são cobertos pela água, além de aproximadamente 60% do organismo ser composto por esse elemento.

Tudo na vida envolve esse rico líquido: alimentos, higiene, remédios, entre tantos outros. Porém, muitas vezes, os seres humanos, habituados à presença da água em abundância, só se dão conta da sua relevância quando ela faz falta. O que aconteceu de forma drástica no país em anos anteriores.

A importância da água será lembrada de forma lúdica e brincalhona com o espetáculo “13 Gotas” em Três Barras, nos dias 27 e 30 de setembro (sexta e segunda-feira) com sete sessões diárias gratuitas, dentro do ônibus BuZum!, um teatro de quatro rodas, possuindo uma sala de teatro, palco, iluminação, ar condicionado com capacidade de receber 50 pessoas por sessão.

O espetáculo “13 Gotas” foi criado a partir da pesquisa do Instituto Akatu. Segundo o estudo, se toda água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 Gotas poderiam ser consumidas pelos homens, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

A partir desses dados, o BuZum! trará às crianças a grandiosidade desse elemento natural tão importante, porém escasso de forma educativa e com muita diversão, por meio de um conto especial.

Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores, trazendo a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água. Desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças poderão aprender como ocorre o ciclo das chuvas.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa múndi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e porque é importante o uso consciente desse bem para o planeta.

A itinerância pelas cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Valgroup, empresa líder global em soluções únicas em papel e embalagens de papelão ondulado. Depois o BuZum! segue para outras cidades do Brasil.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Repertório

Possui 11 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreará dois novos espetáculos que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco, Caipira e Curumim.

Sobre a WestRock

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br

FICHA TÉCNICA

Concepção: Mari Gutierrez

Autora: Marília de Toledo

Direção: Wanderley Piras

Elenco: Caio Zanuto, Daiane Baumgartner, Débora Sanders, Dinho Weller, Fabi Noronha, Fábio de Sousa, Fernanda Toscano, Jonatã Puente, Natália Kesper, Nilton Marques, Rafael Francisco

Trilha Sonora: César Maluf

Confecção dos Bonecos: Ilimitada Design e Thiago Paiva

Fotos: Felipe Felizardo

Administração: Jackson Iris

Direção de Produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Elaine Esteves

Produção: Fabíola Gonçales

Operação de luz e som: Reginaldo Silva e Gustavo Luis (Gus)

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

 

SERVIÇO

BuZum! o espetáculo “13 Gotas”

 

Cidade: Três Barras

Data: 27 de setembro (sexta-feira)

Local: Ginásio Municipal de Esportes Ione Cyríaco de Souza

Endereço: R. Ver. Alfredo Rodrigues – Vila Nova, Três Barras – SC

Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

 

Data: 30 de setembro (segunda-feira)

Local: Escola João Pacheco de Miranda Lima

Endereço: Av. Abrahão Mussi, 2933, Três Barras – SC

Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

 

 

Assessoria de imprensa BuZum!

 

Isabela Barbosa

a[email protected]

(11) 4227-3201 ou (11) 9 4820-0000

 

 

 

 

 

Rolar para cima