Palestras sobre a campanha Outubro Rosa reúnem mulheres cadastradas no programa Sacolão

“Mamografia, por que fazer?”. Foi essa a pergunta que pautou dois encontros intitulados “Roda de Conversa Cor de Rosa”, e que reuniu aproximadamente 100 mulheres cadastradas no programa Sacolão em Três Barras, nas tardes dos dias 13 e 18 de outubro.

A ação, alusiva à campanha Outubro Rosa, foi uma iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e teve o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.

“Nosso objetivo foi despertar nas mulheres, principalmente aquelas acima de 40 anos, a importância de se realizar a mamografia ao menos uma vez por ano. Mas, é fundamental lembrar, que os cuidados valem para todo o público feminino, já que ainda existem mulheres que nunca fizeram o exame. Esse tipo de assunto precisa ser tratado, tendo em vista que a prevenção é o melhor caminho, assim como o diagnóstico precoce, que aumenta consideravelmente as chances de cura do câncer de mama”, frisou a assistente social Valdolina de Jesus Schimdt, que coordena o CRAS.

As palestras contaram com a participação das alunas do curso Técnico em Radiologia da Faculdade e Escola Técnica Dama, Alani Heloise Kriginski, Bruna Grosskopf Nogueira, Camila Caroline Leal, Cintiane Jientara, Estefani Aparecida da Silva, Simone Gravonski Cavalheiro e Simone de Souza. A orientação foi dos professores Sergio Emilio Gadin Nicoluzzi e Cleide Maria Jenzura Cornelsen.

“O nosso intuito é conscientizar as pessoas sobre o autocuidado e a realização dos exames preventivos. Afinal, toda doença, ao ser descoberta no início, tem uma chance maior de cura”, observou a professora Cleide.

A primeira palestra, no dia 13, reuniu beneficiárias do distrito de São Cristóvão no auditório da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (CAIC). Já o segundo encontro foi na última terça-feira, 18, com mulheres contempladas pelo programa Sacolão e são residentes na região central, bairros e interior do município.