NEPSH inicia série de capacitações com os profissionais da saúde pública de Três Barras

Foi dada a largada para a série de capacitações que visa atualizar e capacitar os profissionais que atuam na rede pública municipal de saúde de Três Barras.

Iniciativa do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSH), com o apoio do Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde, a série teve início nesta quarta-feira (27), com a primeira das três etapas do curso “Informática básica – noções em sistemas de Farmácia, PEC, e – SUS Atenção Básica”.

O treinamento terá uma carga horária de 44 horas e é voltado às recepcionistas, atendentes da Farmácia da Prefeitura e técnicos de enfermagem das unidades de saúde. Esta fase conta com a participação de 26 profissionais, que estão divididos em duas turmas. As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor Adriano Küchler.

Servidoras municipais, a farmacêutica Daniela Weinfurter e a técnica em informática Rosilene Gehlen serão, na sequência, as responsáveis por ministrar as outras etapas do curso que vai capacitar 48 profissionais ao todo.

Coordenadora do NEPSH, enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski disse que a realização da atividade só está sendo possível graças a estrutura disponível na Sala de Informática da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic). “Agradecemos a diretora Miguelina Karvat pela cessão do espaço e receptividade aos nossos profissionais”, frisou.

Já na tarde desta quinta-feira (28) o NEPSH deu continuidade da série de ações, desta vez com a capacitação específica para médicos e enfermeiras da rede.

O especialista em clínica médica André C. Carvalho abordou assuntos relacionados a causas e tratamentos para dores abdominais, enquanto a enfermeira Kátia Reis falou sobre o programa de tratamento a tuberculose do município, tendo em vista que no dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de combate à doença. 

Na abertura do evento, a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, afirmou que o aperfeiçoamento profissional deve ser uma prática constante em qualquer ramo de atuação. “Sempre há o que aprender e melhorar”, pontuou ao observar que as ações buscam também levar mais eficiência e agilidade aos serviços prestados à população.

De acordo com a equipe multidisciplinar do NEPSH, o cronograma prevê diferentes atividades no decorrer deste ano.

 

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