Mutirão da Saúde vai oferecer consultas oftalmológicas gratuitas em Três Barras

Visitas regulares ao oftalmologista para a medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico podem prevenir complicações que levam muitas pessoas à cegueira.

Foi pensando nisso que a prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde, promoverá nos dias 25 (sexta-feira), 26 (sábado) e 27 (domingo) de agosto na Unidade de Saúde Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, Mutirão de consultas e exames oftalmológicos gratuitos a pessoas que há mais de três anos aguardam na fila de espera.

Os atendimentos serão feitos por médicos especialistas da cidade de Curitiba, exclusivamente a quem tiver portando a guia de encaminhamento de consulta, entregue nas residências dos próprios pacientes através das agentes comunitárias de saúde. “Nossa expectativa é atender uma demanda de 550 pessoas neste primeiro evento”, informa a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira.  

Na estrutura da unidade de saúde também serão atendidas pessoas que procurarem outros tipos de serviços. De forma simultânea, as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão fazendo a verificação de pressão arterial e de peso, testes de glicemia para diabéticos, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C.

Fisioterapeutas irão supervisionar a prática de ginástica laboral e repassar informações sobre postura correta. Dicas de alimentação saudável serão fornecidas por nutricionista.  

Profissionais das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental também serão parceiros do projeto, atuando na realização de palestras educativas e preventivas e no repasse de orientações à comunidade.

Haverá ainda piscina de bolinhas e cama elástica para as crianças. “Essa parte recreativa ficará sob a responsabilidade das agentes de saúde, principalmente quando os pais ou responsáveis pelos pequenos estiveram passando pelos procedimentos médicos”, comenta a secretária.

O acolhimento começará cedo nos três dias, às 07h, com os atendimentos se estendendo até ás 19h. Única exceção será no domingo, 27, em que o expediente se encerra às 16h.

Rolar para cima