Município de Três Barras é contemplado com emenda de R$ 300 mil para a aquisição de maquinário

O Município de Três Barras foi contemplado com emenda individual do Orçamento Geral da União no valor de R$ 300 mil, destinada pelo deputado federal Fabio Schiochet (PSL).

O parlamentar, que cumpre agenda de visitas nos municípios da região, foi recebido pelo prefeito Luiz Shimoguiri na tarde desta sexta-feira (23).

Secretários municipais, vereadores, equipe técnica da Prefeitura e lideranças locais acompanharam o ato de assinatura de liberação de recursos, que aconteceu no gabinete do prefeito.

De acordo com o deputado, o valor deve ser pago até no máximo o mês de janeiro do próximo ano e utilizado para aquisição de uma escavadeira hidráulica para área de agricultura. Haverá contrapartida do Município na compra do maquinário.

Pedidos

Na ocasião, prefeito Luiz Shimoguiri apresentou pleitos da cidade e solicitou a intervenção do deputado junto às esferas estadual e federal de governos.

Um dos pedidos diz respeito à liberação do novo Centro de Referência e Assistência Social (Cras), que fica no distrito de São Cristóvão.

Concluído há mais de um ano e contando com mobiliário, o prédio não está sendo utilizado pelo Município em razão de um impasse envolvendo o Governo do Estado e a empresa responsável pela construção, que alega não ter recebido a totalidade dos pagamentos pela obra. “Precisamos desta nova sede e, enquanto isso, está sem uso e se deteriorando”, explicou o prefeito.

Na área de infraestrutura, Shimoguiri chamou atenção para dois investimentos que entende ser fundamentais para o Município, tendo em vista as obras de expansão da WestRock e que deve aumentar o fluxo de veículos pesados já nos próximos dois anos.

Uma delas é a revitalização total da SC-120 (Rodovia Transfalcônica), que liga a cidade a BR-280, e a outra seria a construção de um viaduto onde hoje fica a rótula de acesso à fábrica de papel da WestRock, na Avenida Rigesa.

“Estamos cientes que tratam-se de obras caras. Porém, Três Barras recebe hoje o maior investimento privado de Santa Catarina. Com o término da expansão da WestRock, o Estado vai receber só em ICMS um acréscimo de R$ 40 milhões ano. Ou seja, ao custear essas obras, o governo estadual teria em pouco tempo o retorno daquilo que aplicou”, garantiu Shimoguiri.

Na próxima segunda-feira (26), Shimoguiri estará em Florianópolis participando de reunião com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), juntamente com outros prefeitos da região.

Segundo informou o deputado, que também estará presente no encontro, a ideia é levar os pleitos do Município à equipe técnica do governo estadual neste dia, assim como dar encaminhamentos a outras solicitações que dependem de Brasília, junto aos seus assessores.