Município de Três Barras autoriza mais de 1.100 procedimentos de saúde durante mutirões

O Governo de Três Barras deu importante passo para que, em breve, possa zerar a fila de espera por procedimentos de saúde no município.

Foram autorizadas, nessa semana, mais de 1.100 guias para consultas especializadas e exames de média e alta complexidade que estavam represadas no sistema de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aos pacientes do São Cristóvão foram liberados 528 procedimentos. O distrito recebeu o mutirão na quarta-feira, 09 de novembro.

Já na quinta-feira, dia 10, foi a vez dos pacientes da sede do município e interior receberem as autorizações.

Aqueles que irão realizar os procedimentos fora do município, puderam fazer o agendamento do transporte durante os próprios mutirões.

A fim de favorecer principalmente as pessoas que trabalham durante o dia, os atendimentos iniciaram às 13h e seguiram até às 20h nos dois dias.

Com dois procedimentos autorizados, a moradora do distrito de São Cristóvão e servidora pública aposentada, Cecilia Beyersdorff, enalteceu a iniciativa do município em dar agilidade aos atendimentos.

“Tenho acompanhado o desenvolvimento da saúde e sempre fui muito bem atendida. Eu estava esperando uma tomografia facial e uma endoscopia e hoje vim buscar. Agradeço a saúde de Três Barras pelo bom desempenho que tem feito”, destacou.

Quem também ressaltou a importância da iniciativa foi a aposentada Legysia Rosane Vogt.

“Estava esperando um exame de mamografia há pouco mais de um mês e já foi liberado. Só tenho a agradecer a saúde, pois sempre sou muito bem atendida”, frisou.

Para poder atender a demanda reprimida, a secretaria de Saúde contratou os serviços disponíveis, no momento, em clínicas e consultórios especializados, e também em hospitais de referência na região e Estado. O investimento do município foi superior a R$ 176.800,00.

Ao agradecer o apoio do poder público municipal, a secretária de Saúde Siomara Mühlmann Corrêa lembrou que as mais de 100 ressonâncias magnéticas que estavam na fila de regulação, até o dia 30 de setembro, foram liberadas aos pacientes.

“Nós temos autorizadas, pelo SUS, três ressonâncias por mês. Com a fila que estávamos, esses procedimentos levariam em torno de 34 meses para serem autorizados. Então, quero parabenizar o município de Três Barras por essa ação, porque é muito importante estarmos pensando a saúde de uma forma integral”, afirmou.

Já a vice-prefeita Ana Cláudia da Silveira Quege destacou a importante conexão entre o executivo municipal e a Câmara de Vereadores, para que ações como essa possam ser colocadas em prática.

“Então vamos pegar essa documentação, vamos fazer essas consultas e exames que são muito importantes, não vamos perder. E aproveitem que o município de Três Barras investe muito em saúde. E por quê? É porque nós amamos as pessoas e vocês são muito importantes para nós e queremos todos com qualidade de vida e saúde”, observou.

Entre os procedimentos autorizados estão:

PROCEDIMENTOS

QUANTIDADE

Tomografia

Ressonância magnética

Mamografia

Litrotripsia Extracorpórea

Endoscopia

Colonoscopia

Oftalmologia (Consulta + procedimento)

Urologia

Otorrinolaringologia