Mil kits de saúde bucal são entregues para alunos de escolas municipais

Mil kits de saúde bucal são entregues para alunos de escolas municipais

Estudantes da Extensão II da escola municipal João Pacheco de Miranda Lima receberam os kits na última sexta-feira (14). Imagem: Divulgação

Como forma de incentivar hábitos de higiene bucal e reduzir a incidência de cárie dental, o Governo de Três Barras está colocando em prática uma nova ação educativa junto às escolas da rede municipal de ensino.

Uma parceria das secretarias de Educação e Saúde, o programa “Dentição Saudável” vai atender especificamente alunos do 1° ao 5° anos do ensino fundamental. Cerca de mil kits de saúde bucal começaram a ser entregues nas escolas da cidade e do interior, na última sexta-feira (14).

Cada kit é composto por estojo, escova, fio e pasta dental, além de um manual com informações objetivas sobre técnicas de escovação. O programa será trabalhado pelos próprios professores e terá a participação e acompanhamento de profissionais de saúde.

A iniciativa é uma complementação do programa “Flúor na escola, criança feliz”, que desde o começo deste ano vem sendo realizado com estudantes de seis a 11 anos das escolas municipais.

Além de incentivar a aplicação correta do flúor com momentos de bochecho semanais, o programa conta com avaliações odontológicas por dentistas da saúde pública municipal e palestras sobre técnicas de escovação.

De acordo com as secretarias envolvidas, os projetos priorizam a prevenção para a saúde bucal, estimulam hábitos saudáveis e elevam a qualidade de vida das pessoas, até mesmo pelo fato de as crianças se tornarem multiplicadoras da ideia para fora dos muros escolares.

Formulário de Cadastro de Vacinação COVID-19

Plano Municipal de Contingência da Covid-19 para a Educação