Médico é o primeiro vacinado contra a covid-19 em Três Barras

O médico João Ramão, responsável pelo programa de enfrentamento à covid-19, foi o primeiro vacinado contra a doença em Três Barras.

“Comunidade tresbarrense, hoje foi um grande dia para todos nós. Tive a honra de receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Por isso, sinto-me muito feliz e esperançoso que o ano de 2021 será de grandes realizações”, disse o médico.

O ato aconteceu no início da noite desta terça-feira, 19, na Vigilância em Saúde Leocádio Ribeiro, no centro da cidade.

O município recebeu, nesta primeira leva, 158 doses da vacina e que inicialmente serão ofertadas aos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia.

A enfermeira que aplicou a primeira dose do imunizante, Adriana Aparecida Kessin, destacou a experiência de estar participando de um momento histórico para o município. “Que alegria poder vivenciar este acontecimento. Estamos esperançosos para que em breve possamos vacinar toda a população”, frisou.

Prefeito Luiz Shimoguiri, que acompanhou o ato, disse que a expectativa é vacinar parte dos profissionais de saúde da cidade até às 12h desta quarta-feira, 20. “É um numero pequeno, mas já é um começo. Esperamos receber novas doses nos próximos dias, e assim continuar vacinando os demais grupos prioritários e, futuramente, também a população como um todo”, afirmou.

Secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, falou que o município segue à risca o Plano Estadual de Vacinação e que serão priorizados, a princípio, os profissionais de saúde que estão mais expostos ao vírus. “Assim que recebermos novas doses, os demais públicos prioritários serão atendidos”, explicou.

Como o Estado de Santa Catarina recebeu e encaminhou aos municípios somente 33% das doses necessárias para imunizar os grupos prioritários, as vacinas serão disponibilizadas neste primeiro momento aos seguintes trabalhadores da saúde:

– Profissionais do Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal;

– Profissionais da Sala de Observação e estabilização dos pacientes portadores de Covid-19;

– Profissionais do Pronto Atendimento Municipal;

– Profissionais da Fundação Hospitalar de Três Barras – Ala Clínica COVID-19;

– Equipes de profissionais que estiverem diretamente envolvidas na vacinação dos grupos elencados nesta etapa.

As primeiras doses da vacina chegaram à cidade na tarde desta terça-feira, 19, e foram recebidas com muita alegria e emoção por parte dos profissionais das Vigilâncias em Saúde e Epidemiológica.

A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal lembra à população que a vacina não elimina os cuidados. É preciso continuar respeitando as regras sanitárias, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social, higienizando as mãos e os ambientes com frequência e usando máscara.