Lions Clube e costureiras voluntárias doam 655 máscaras caseiras à Saúde de Três Barras

Sob a liderança do Lions Clube Três Barras, 11 costureiras voluntárias do município formaram uma corrente do bem e estão trabalhando na confecção de máscaras caseiras. A produção começou há mais de uma semana.

O primeiro lote do material, com 655 unidades, foi entregue à secretaria municipal de Saúde na tarde desta quarta-feira, 22, além de outros 315 cortes de tecido prontos para a fabricação.

A expectativa é que as voluntárias finalizem outras 180 máscaras e 120 cortes de tecido até o final desta semana.

Ao destacar a iniciativa do projeto Costureiras Solidárias, a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira lembrou que o uso de máscara caseira ou descartável minimiza o risco de contágio pelo vírus. “É uma recomendação do próprio Ministério da Saúde para evitar a disseminação de gotículas pelas vias respiratórias, que são uma das principais formas de transmissão da doença”, frisou.

Os tecidos de tricoline foram doados pela secretaria de Saúde, enquanto o TNT foi por associados do Lions. Já os elásticos foram cedidos pelo Lions e por algumas costureiras.

As máscaras recebidas nesta quarta-feira somam-se a outras unidades já confeccionadas por funcionárias do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Viva Bem e por monitoras dos grupos da Melhor Idade e do Clube de Mães.

A Prefeitura de Três Barras também fez a aquisição de 20 mil máscaras de pano. Cerca de cinco mil unidades chegaram nesta semana e já estão sendo embaladas para a entrega.

A distribuição do material está sendo feito através das unidades básicas de saúde (UBS). Os munícipes também podem retirar as máscaras junto à secretaria municipal de Saúde.