Lançamento de foguetes de garrafa pet mobiliza 132 estudantes da EBM Guita Federmann

A manhã e tarde de sexta-feira, 13, foram diferentes para 132 alunos dos 8° e 9° anos da Escola Básica Municipal Guita Federmann, de Três Barras.

Ao invés das atividades regulares em sala de aula, os estudantes desta vez se reuniram em frente ao ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza para participarem da competição de lançamento de foguetes, que foram confeccionados por eles próprios durante as aulas de ciências.

Orientadoras da ação, as professoras Karina Voigt Simões e Suellen Cristine Kusma informaram que o objetivo da atividade foi de fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia, ciências e outras disciplinas afins. “É uma maneira de promover o conhecimento de forma lúdica e cooperativa, a partir de ações voltadas para a área aeroespacial”, afirmaram.

Garrafas pet e outros materiais recicláveis foram usados na confecção dos protótipos. Presente ao evento, a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Edith de Souza, destacou a criatividade e o engajamento dos alunos na atividade.

“Percebemos que houve empenho e dedicação de todos os participantes, não só em fazer o foguete mais bonito ou criativo, mas também em entender o mundo científico de forma prática, usando o conhecimento adquirido durante as aulas ou por pesquisas”, observou.

Os lançamentos foram feitos com o auxílio de um compressor de ar manual. Para isso, os foguetes precisaram receber água – a quantidade foi definida por cada equipe – e estarem acoplados a uma espécie de plataforma.  Na sequência, os alunos faziam o bombeamento do ar para dentro das garrafas até chegar ao nível de pressão para poder acioná-las. A maior distância percorrida foi de 76 metros lineares.

A iniciativa teve a coordenação da diretora da escola, Cleide Jonko Bueno e da orientadora pedagógica Clarice Rodrigues, e buscou também definir participantes da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes.

Classificação final:

Equipe                                                               Distância

1º: Helly, Willian e Vitor (9º ano 1)                    – 76,00 metros lineares

2º: Acir e Ani (9° ano 2)                                    – 71,8 metros lineares

3°: Caio Josué e Caio Leandro (8° ano 2)        – 70,8 metros lineares

4°: Gabriel, João e Alisson (9° ano 2)               – 70,3 metros lineares