Inaugurada as novas instalações do CMEI Merhy Bechara Seleme em Três Barras

Os 83 alunos de 4 e 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Merhy Bechara Seleme estão de casa nova.

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 18, as novas e modernas instalações do CMEI que está localizado na Rua 15 de Novembro, próximo à secretaria de Educação e terminal rodoviário, no centro de Três Barras.

A edificação, com 1.247,65 m², conta com nove salas de aula; salas para os professores, direção, secretaria, e para aulas interativas e de educação física; conta também com cozinha, dispensa e refeitório; e parque infantil e ampla área de recreação.

O investimento da Prefeitura de Três Barras foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões na construção e de mais R$ 119 mil na aquisição de mobiliário.

O ato inaugural foi acompanhado por autoridades municipais, militares e eclesiásticas, tendo também a presença do médico Antônio Merhy Seleme, filho Merhy Bechara Seleme, que dá nome a unidade escolar e doou o terreno que abrigou por 43 anos as antigas instalações.

Ao destacar a importância do novo prédio para a comunidade, a secretária de Educação, Edith de Souza, afirmou que o município vem investindo na infraestrutura, em materiais, tecnologia com salas interativas contendo lousas digitais e Chromebook e também em recursos humanos através de capacitações continuadas para a melhor qualificação de seus profissionais.

“Hoje, no Merhy (CMEI) acontece o projeto fortalecendo a base, onde as crianças, além do currículo regular, contam com aulas de inglês, libras, contação de histórias, karatê, educação ambiental, dança e recreação. Essa diversificação é importante para que o aluno desenvolva além das habilidades intelectuais e físicas, também o autoconhecimento e a empatia”, observou.

Em sua fala, a vice-prefeita Ana Claudia da Silveira Quege disse que o novo CMEI vai muito além do que uma linda estrutura física. Para ela, o mais importante são as pessoas que, em seu interior, trabalham com afinco, amor e cuidado com as crianças.

“Querida diretora (Doriane Fiolek), professores e colaboradores que estarão no dia a dia com as nossas crianças. Saibam que vocês são tudo para elas. Vocês serão amigos, conselheiros, cuidadores os super heróis. Por isso, brinquem, sorriam, reinventem-se, sonhem os sonhos delas e acreditem em vocês, pois vocês são capazes de mudar o mundo”, enfatizou.

Durante seu pronunciamento, prefeito Luiz Shimoguiri disse que o novo CMEI irá abrigar cerca de 200 estudantes em 2023, centralizando assim todas as turmas de pré-escolar I e II da sede do município.

“Com isso, abriremos mais de 150 vagas para crianças de até 3 anos em outros CMEIS da cidade, com o Tia Maria (Maria Uba de Andrade, no bairro Vila Nova) e Cleia Trella Casa (no bairro João Paulo II)”, informou.

O prefeito ainda destacou a fundamental sintonia entre os poderes executivo e legislativo que, segundo ele, tem possibilitado importantes investimentos em obras e serviços à população.

“Entregamos, no começo deste ano, a reforma e ampliação da escola Guita Federmann. Está em andamento a construção de uma nova escola no distrito de São Cristóvão, cujo os recursos de R$ 3 milhões foram garantidos pelo governo do Estado. Ainda esta semana iremos iniciar uma nova obra, desta vez uma creche no bairro Bom Jesus, com investimentos superiores a R$ 1 milhão”, anunciou.

O cerimonial contou com a participação de estudantes do projeto “Fortalecendo a Base”, que cantaram o hino de Três Barras fazendo o uso da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), e dos alunos Ramon José de Souza Kondras e Laura Yasmin Hudzinski Prust, com a performance “Charles Chaplin e a Bailarina”.

Representantes da Comunidade São João Batista e da Igreja Assembleia de Deus também fizeram uso da palavra durante o ato de inauguração.

Assista ao vídeo: