GOVERNO DE SANTA CATARINA ENTREGA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DA WESTROCK, EM TRÊS BARRAS

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, a entrega da licença ambiental de operação para a ampliação da empresa WestRock Celulose, Papel e Embalagens Ltda, em Três Barras. Estiveram marcando presença, o Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, o prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri, a vice-prefeita, Ana Claudia da Silveira Quege, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edenilson Enguel, alguns representantes do Poder Legislativo tresbarrense, diretores da empresa WestRock e demais lideranças políticas da região do Planalto Norte.

O Governo do Estado realizou a entrega através do Instituto do Meio Ambiente (IMA), dando assim, um passo importante para o comissionamento e a conclusão do Projeto de Expansão da empresa que atua há mais de 65 anos no município de Três Barras. A WestRock é a segunda maior produtora de papel e embalagens de papelão ondulado no Brasil e no mundo. Vale ressaltar que a empresa possui áreas florestais e a Fábrica de Papel que juntas, empregam diretamente cerca de 800 funcionários na região, além de diversos empregos gerados indiretamente.

As obras de expansão foram iniciadas em fevereiro de 2019, com investimento aproximado de trezentos e quarenta e cinco milhões de dólares destinados, para a ampliação e a otimização dos recursos industriais existentes, incluindo a instalação de novo pátio de madeira, ampliação das linhas de celulose, novas caldeiras de força e recuperação e ampliação das máquinas de papel, além da instalação de equipamentos de suporte à produção. Com isso, a Fábrica de Papel de Três Barras terá sua capacidade total de produção da linha de papéis de alta performance de cerca de 685 mil toneladas ao ano. Estes papéis são produzidos a partir de fibras virgens de eucalipto e pinus, vindas das operações florestais WestRock na região.

Graças a esta evolução, a WestRock em Três Barras aumentou a eficiência de aproveitamento da madeira para geração de celulose, matéria-prima renovável, reciclável e biodegradável. Estes investimentos também impactam positivamente a eficiência energética, aumentando a autoprodução da Fábrica de 55% para 85%. Dentre as autoridades que fizeram o uso da palavra, como por exemplo: o Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, o diretor industrial da empresa WestRock, Ali Abdul Ayoub, o presidente do IMA, Daniel Vinícius Neto e o deputado estadual, Valdir Cobalchini, quem também usou do microfone para enaltecer a realização do evento, foi o prefeito municipal de Três Barras, Luiz Shimoguiri. Em sua fala, Shimoguiri destacou a contribuição da empresa para o desenvolvimento econômico do município, “é bom poder participar deste ato em que é entregue a empresa WestRock esta licença ambiental, pois com isso, a empresa inicia o processo de conclusão das obras de expansão, proporcionando mais empregos e resultando em crescimento ao município de Três Barras”, disse o prefeito.

Para viabilizar o prosseguimento do Projeto de Expansão da empresa WestRock, o Governador do Estado, Carlos Moisés, se colocou ao púlpito e em sua fala, destacou o sentimento de estar presente no evento público. “O Governo de Santa Catarina sempre buscou auxiliar o Setor Empresarial e Industrial do Estado, estamos felizes em estarmos participando deste evento importante não só para a empresa WestRock mas sim para todo o município de Três Barras e região. Entregamos com alegria esta licença e fazemos dela um sinônimo de progresso e de desenvolvimento para todos”, concluiu o Governador, Carlos Moisés da Silva.