Frota sucateada da prefeitura é exposta em Três Barras

Veículos pertencentes à frota da prefeitura de Três Barras e que necessitam de urgente manutenção estão em exposição em frente ao Paço Municipal desde o início dessa semana.

A intenção do prefeito Luiz Shimoguiri é mostrar à população que assumiu o governo com grande parte da frota sucateada, o que inicialmente deve prejudicar a prestação de alguns serviços aos munícipes. “Têm veículos sem a mínima condição de segurança e uso”, garantiu.

O prefeito já determinou a realização de um inventário para saber a real situação dos veículos e o custo estimado para recuperá-los. “Tinha ideia de que pegaria o município em situação precária, mas não desse jeito”, lamentou.

Foram expostos 13 carros no total. Impossibilitadas de rodar, cinco das seis Vans da secretaria de Saúde tiveram de ser guinchadas até o local da “exposição”. Responsáveis por transportar pacientes para consultas e tratamentos fora do domicílio, duas delas estão sem motor e as demais apresentam os mais variados problemas mecânicos.

A única Van que ainda está rodando necessita de reparos na embreagem, bomba e no bico injetores, não tendo condições de uso para longos deslocamentos.  Problemas mecânicos, amassados na lataria e até falta de vidros são verificados em outros carros expostos.

No pátio da secretaria de Viação e Obras também é possível ver o descaso com que a frota vinha sendo mantida. Um ônibus escolar está sem a tampa de proteção do motor, sendo que parte de suas peças ainda encontram-se jogadas no interior do veículo. Batido, outro ônibus escolar está com a lataria arregaçada em um dos lados e com vidro dianteiro superior quebrado.

Pneus “carecas” e peças danificadas também são observados no maquinário e em caminhões estacionados no local. Em pior situação estão uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica, que tiveram seus motores retirados para conserto, não sendo retificados em tempo pelo governo anterior.

Relatório preliminar da secretaria de Viação e Obras, no entanto, contradiz levantamento entregue pelo ex-prefeito no ato de transmissão de cargo, em 1º de janeiro. Na ocasião, Elói Quege (PP) afirmou que entregaria a frota em plenas condições de uso à nova administração municipal, com exceção de uma escavadeira hidráulica e uma Van que necessitariam de troca dos motores.