Fique sabendo o que foi destaque na Educação de Três Barras em agosto

Saiba o que foi destaque na Educação de Três Barras durante o mês de agosto:

SEMANA DO FOLCLORE

As unidades escolares da rede municipal de ensino de Três Barras realizaram, no mês passado, atividades alusivas ao Dia do Folclore, comemorado em todo país no dia 22 de agosto.

Os encontros tiveram o intuito de levar, aos estudantes, um pouco mais sobre a cultura e as tradições típicas do Brasil. Para isso, foram organizados trabalhos em cartazes, culinária típica, pinturas, brinquedos antigos, contação de história, entre outros.

O folclore brasileiro é formado pela mistura de tradições das culturas que construíram a identidade da nação, principalmente, a portuguesa, indígena e africana.

De acordo com a secretária de Educação, Edith Souza, “o Brasil possui uma diversidade de culturas de norte a sul e trabalhar, a diversidade mitológica nacional, enriquece o conhecimento e globaliza as tradições”.

A secretária enfatiza, ainda, que “que atividades como essas contribuem na formação cultural de cidadãos e, também, para a preservação da ‘memória histórica’ da cultura dos povos”.

PROJETO ACESSIBILIDADE ESCOLAR

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto.

“Quando pensamos em acessibilidade ou na inclusão escolar, os aspectos arquitetônicos são os primeiros que veem à nossa mente. No entanto, a condição que garante o acesso sem barreiras a ambientes, materiais, serviços e informações para qualquer pessoa vai muito além. Envolve, também, estratégias pedagógicas e até mesmo a forma como nos portamos frente as diferenças”, observou a secretária de Educação, Edith de Souza.

Pensando nisso, é que foi criado no município de Três Barras o projeto intitulado “Educação Inclusiva Interdisciplinar”, que visa estimular a cooperação e reforçar o trabalho em equipe.

As atividades foram desenvolvidas nas escolas municipais nos dias 22 e 23 de agosto, dando o protagonismo para os estudantes portadores de necessidades especiais.

Conheça um pouco os projetos escolares:

Teatro incentiva inclusão em escola municipal

A inclusão é uma bandeira que a Secretaria de Educação de Três Barras defende em tempo integral. Mas foi no final do mês de agosto, que as atividades voltadas para a pessoa com deficiência, ganharam ainda mais força.

O projeto “Inclusão: aprendizagem de afeto e respeito”, criado pela E.B.M João Pacheco de Miranda Lima (Caic) foi um sucesso. A atividade utilizou práticas teatrais como ferramenta para abordar o autismo.

Os professores da E.B.M João Pacheco de Miranda Lima apresentaram uma história teatralizada sobre a importância da inclusão, intitulada “Alice no país da Inclusão”.

A peça retrata a história de uma menina autista que vai parar no país da inclusão, um lugar onde todos possuem livre acesso e o preconceito com pessoas portadoras de deficiência não tem vez. “Essa foi uma forma de contar para a comunidade escolar como se sente uma criança autista”, destacou a gestora escolar, Miguelina Karvat.

A peça foi apresentada no centro de convenções Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão. As crianças assistiram a tudo, sem tirar os olhos de todos, simplesmente acompanhando a cena.

A E.B.M Guita Federmann proporcionou, à comunidade escolar, uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiências físicas em áreas de circulação escolar.

A escola desenvolveu, durante a semana da acessibilidade, atividades que proporcionaram aos estudantes se colocarem no lugar do outro e sentir, por um momento, as dificuldades enfrentadas por cadeirantes e cegos no dia a dia, compreendendo as diferenças individuais como parte da diversidade humana.

Da mesma forma, a E.B.M Francisco Rocha desenvolveu atividades de Libras, fazendo com que toda a comunidade escolar entendesse a importância da Língua dos Sinais para a comunidade surda.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza a todos os envolvidos nos projetos escolares, que através de muita empatia, desenvolveram um excelente trabalho pedagógico.

Informações e texto: professor Vinicius Alves da Silva/ equipe pedagógica da SECE (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte).