Estudantes de Três Barras recebem cartilhas sobre formas de combater a exploração sexual infanto juvenil

Alunos das redes municipal e estadual de ensino de Três Barras receberam cartilhas sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O material, confeccionado de acordo com a faixa etária dos estudantes, visa conscientizar o público infanto juvenil sobre as formas de proteção de potenciais abusadores, como também alertar e orientar sobre qualquer tipo de violência sexual.
Distribuídas na última sexta-feira, 19, as cartilhas possuem conteúdos lúdicos e interativos e serão trabalhadas em sala de aula até o final do mês de maio.
A ação foi realizada pela secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, com o apoio da Prefeitura de Três Barras.
“O assunto é delicado, mas precisa ser debatido. As crianças e adolescentes precisam ser protegidas e terem noção do que é um abuso. Por isso, a conscientização tem que começar na escola e ser estendida à casa dos estudantes”, disse o secretário João Pedro Simão.
Na última quinta-feira, 18, Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou ação em frente ao Paço Municipal buscando alertar e sensibilizar os servidores municipais sobre o assunto.
Teve a entrega de flores amarelas – que simbolizam a campanha – confeccionadas artesanalmente em folhas de EVA e apresentação musical do hino do dia 18 de maio, feita por professor e alunos do programa.
Na ocasião, a prefeita interina Ana Claudia da Silveira Quege afirmou que é dever de toda sociedade incentivar as pessoas a denunciarem qualquer tipo de violência contra o público infanto juvenil.
“Não podemos nos calar. Precisamos ser a voz daqueles que por vergonha, ou até medo, não têm coragem de falar que estão sendo abusados. Essa é uma luta de todos”, observou, ao lembrar que esse tipo de violência faz muitas vítimas diariamente em todo o Brasil.
Também como forma de chamar a atenção e encorajar as pessoas, banners e faixas da campanha foram instaladas em frente a prédios públicos municipais e nos principais trevos de acesso à cidade.
Quem tiver conhecimento sobre qualquer tipo de violação contra os direitos do público infanto-juvenil, deve denunciar.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do disque 100, que funciona 24 horas; do 190 (Polícia Militar) ou ao Conselho Tutelar da cidade, por meio do fone fixo (47) 3623-0093 ou do (47) 9 9104-2756 (celular/whatsapp).
Fique atento (a) a qualquer tipo de alteração no comportamento do jovem, tais como:
- medo excessivos;
- queda repentina no rendimento escolar;
- agressividade;
- ansiedade;
- depressão;
- automutilação;
- distúrbios do sono;
- sentimento de culpa;
- confusão;
- isolamento social;
- brincadeiras sexualizadas;
- comportamentos regressivos como fazer xixi na cama;
- temas sexuais em desenhos e jogos.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

Vila Criativa terá nova edição neste domingo, 04 de junho, em Três Barras
Marque ai na sua agenda! Domingo, dia 04 de junho, tem nova edição da Vila Criativa em Três Barras.
O evento acontecerá das 15h às 18h na Avenida Santa Catarina, em...
Leia mais

Três Barras oficializa pedido de inclusão ao Programa de Energia Elétrica Trifásica do Governo de SC
O município de Três Barras está pleiteando sua inclusão na segunda etapa do Programa de Energia Elétrica Trifásica que beneficiará comunidades rurais...
Leia mais

Repartições públicas municipais de Três Barras terão ponto facultativo no dia 09 de junho
As repartições públicas municipais de Três Barras terão ponto facultativo na próxima sexta-feira, 09 de junho, data pós feriado de Corpus Christi.
A...
Leia mais

Neste sábado, 03 de junho, é dia de Feira Municipal de Três Barras
A edição de junho da Feira Municipal de Artesanato e Produtos Coloniais de Três Barras já tem data marcada.
O evento acontece neste sábado, dia 03, das 08h...
Leia mais