Estudantes da rede municipal recebem novos uniformes escolares

Adquiridos pelo Governo de Três Barras no final do ano passado, três mil kits de uniformes estão sendo entregues aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

O novo fardamento escolar está sendo distribuído desde a semana passada. A escola Francisco Rocha, em São João dos Cavalheiros, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Merhy Bechara Seleme, que fica no centro da cidade, fizeram a entrega das novas roupas já na sexta-feira (16), dois dias após o início do ano letivo.

A distribuição prossegue durante toda esta semana, seguindo critérios, dias e horários definidos pela própria direção das unidades escolares.

Na terça-feira (20), a escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic), situada no distrito de São Cristóvão, recebeu os pais de alunos para fazer a entrega dos kits. No mesmo dia, à tarde, a direção da escola Cyríaco Felício de Souza, na localidade do Km 06, começou a fazer a entrega do fardamento aos seus estudantes.

Para Arlete Metka Schermack, diretora da unidade, o uso de uniforme facilita o controle de vestimentas por parte das escolas, além de representar economia aos pais que não precisam comprar roupas extras para os filhos irem às aulas. “Todos igualmente vestidos, evita-se também o consumismo e a disputa de status, práticas muito comuns entre as crianças” comenta.

Nesta quarta-feira (21) foi a vez do CMEI Cléa Trella Casa, que fica no bairro João Paulo II, e a escola Guita Federmann, no Km 02, iniciarem a distribuição das novas roupas aos seus estudantes.

Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, acompanhou grande parte das entregas já realizadas nas escolas. “É gratificante ver a alegria das crianças ao receberem os uniformes”, frisa.

Na opinião do prefeito Luiz Shimoguiri, os novos uniformes promovem a igualdade e elevam a autoestima das crianças, o que auxiliará no processo de aprendizagem. “A administração municipal está pensando no bem estar dos nossos alunos, fazendo com que se sintam cada vez mais bem quistos e valorizados”, argumenta.

Cada aluno está recebendo, num primeiro momento, os kits de verão contendo calça, jaqueta, bermuda, duas camiseta e um par de meias, todos padronizados com o brasão do município.

O diferencial no material que está sendo entregue nos berçários e salas de maternal é o par de meias com solado emborrachado, que garante mais aderência e segurança às crianças.

Já as japonas e suéteres de lã serão entregues apenas no início do inverno. Os estudantes receberão os kits de material escolar ainda no primeiro mês de aulas.