Estão suspensas as aulas nas escolas da região; Medida também atinge Três Barras

Após reunião na tarde desta segunda-feira (28) entre os prefeitos da região na coordenadoria regional da Defesa Civil, em Canoinhas, ficou definido que estão suspensas as aulas em todas as escolas de ensino fundamental dos municípios que integram a Amplanorte.

A medida atinge também as escolas municipais de Três Barras, que tinha o retorno programado para esta semana, com aulas regulares anunciadas para terça-feira (29 de maio) e quarta-feira (30 de maio).

Os centros de educação infantil (creches) continuarão recebendo as crianças normalmente.

Prefeito Luiz Shimoguiri, que na manhã desta segunda-feira havia decidido pela volta dos alunos às escolas em reunião com a equipe de governo, disse que a escassez de combustível motivou os municípios a suspenderem as aulas durante esta semana.

Segundo informou Shimoguiri, a própria Defesa Civil orientou os prefeitos a só utilizarem os veículos municipais em casos de urgência e emergência. “A prioridade é abastecer e rodar apenas com os carros da saúde e da segurança pública”, observou.

Apesar do cancelamento das aulas, os professores terão de cumprir expediente nas escolas em que estão lotados ou, então, nas unidades mais próximas de suas residências.

Transporte

Em razão do desabastecimento de combustíveis na cidade e na região, os servidores municipais que residem em Canoinhas, mas que atuam em escolas, unidades de saúde e demais repartições públicas do distrito de São Cristóvão, do Km 06 e da sede do município, terão transporte gratuito de ida e volta ao trabalho nesta terça-feira (29 de maio) e quarta-feira (30 de maio).

A medida, segundo o Governo de Três Barras, visa garantir que profissionais da Educação, principalmente os professores, e da área de saúde, inclusive os médicos, consigam chegar aos seus locais de trabalho para desempenhar suas funções regularmente.

Nos dois dias, o ônibus sairá da garagem da prefeitura às 06h30 e passará pelo hospital de Três Barras para buscar os profissionais de saúde que atuarão no plantão noturno.

Na sequência, o veículo seguirá para o distrito de São Cristóvão (Avenida Abrahão Mussi) e Canoinhas, onde fará o embarque e desembarque de passageiros em frente à escola João José de Souza Cabral.

O retorno a Três Barras acontecerá a partir do Terminal Rodoviário de Canoinhas às 07h, seguindo roteiro pelos seguintes pontos: em frente à igreja matriz Cristo Rei; na praça em frente ao antigo Procopiak (próximo à ponte do Rio Canoinhas); Caps (antigo Peti, no distrito de São Cristóvão); Extensão II; Escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic); Km 06; Posto São Gabriel e secretaria de Educação e Saúde, no centro de Três Barras.

Frota

O prefeito informa que quase toda a frota municipal ficará parada até que o abastecimento de combustíveis seja normalizado em toda a região.

Fica mantida, apenas, a circulação das ambulâncias para os casos de urgência e emergência e dos veículos da secretaria municipal de Saúde, que transportam pacientes para a realização de hemodiálise (Mafra) e quimioterapia e radioterapia (Porto União).

O expediente na prefeitura, secretarias e nas demais repartições da administração pública municipal, como as unidades básicas de saúde, permanece inalterado.