Escolinha de futebol vai priorizar a formação de craques na bola e na escola em Três Barras

Buscar a inclusão social através do esporte, combater a evasão escolar e formar cidadãos para a vida. Esses são alguns dos objetivos da escolinha de futebol “Craque de bola, craque na escola”, projeto que a prefeitura de Três Barras deve colocar em prática a partir da segunda quinzena do mês de agosto. A coordenação será da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Os treinamentos estão previstos para o campo de futebol da Escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic), no distrito de São Cristóvão. As inscrições estarão abertas no período de 03 a 15 de agosto no anfiteatro Vereador Milton Miguel, das 09h às 12h e das 13h às 17h. No ato deverão ser apresentados xérox do boletim trimestral e da certidão de nascimento, como também a autorização dos pais através das fichas de inscrições.

A escolinha será aberta a meninos e meninas de 09 a 17 anos de idade do distrito de São Cristóvão e comunidades vizinhas. Para isso, a frequência escolar do aluno deverá ser de no mínimo 80%, e comprovada por declaração expedida pela unidade de ensino. Fora isso, a média trimestral terá ser de no mínimo 6.0 (seis).

Serão oferecidas turmas nas categorias mirim (09 a 12 anos), infantil (13 e 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). Os encontros ocorrerão de segunda a sexta-feira, sempre no contraturno das aulas regulares dos participantes.

O fornecimento do material esportivo e a manutenção do campo serão de responsabilidade da coordenação do projeto. O comércio local fez a doação de 120 camisetas. As atividades serão desenvolvidas pelos professores João Eduardo Bishop, o Bolão, e Márcio Antunes.

Ao avalizar a implantação do projeto, prefeito Luiz Shimoguiri lembra os resultados alentadores obtidos pela antiga escolinha de futebol Genoma Colorado, criada em 2007 durante seu terceiro mandato à frente da prefeitura.

A participação da escolinha em campeonatos estaduais e a conquista de títulos em diversas categorias, além da revelação de atletas para equipes profissionais, são exemplos citados pelo prefeito e que ele espera que sejam retomados. “Claro que visamos descobrir novos talentos, mas procuramos essencialmente incentivar a prática do futebol como alternativa para o tempo ocioso dos jovens e estimular a vida saudável”, afirma.

Para o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, o projeto irá além do aprendizado dos fundamentos básicos do futebol. “Vai desenvolver o equilíbrio psicológico, físico e motor dos participantes; cobrar disciplina e reforçar o trabalho em grupo e a convivência comunitária”, frisa.

Ao ingressar na escolinha, o aluno deverá obedecer fielmente ao regulamento estabelecido pelo regimento interno, no qual constam os direitos e deveres dos atletas participantes.