Escola João Pacheco de Miranda Lima inaugura a Sala Ambiente de Matemática

Um local onde o ensino não ficará restrito ao livro didático, nem o professor preso ao quadro de giz e, muito menos, o estudante limitado à resolução de exercícios. Um espaço onde o conhecimento matemático irá além do aprender a fazer cálculos e o aluno será participe ativo das aulas, através do estímulo do uso do raciocínio lógico e da sua criatividade.

Esse local é a Sala Ambiente de Matemática, inaugurada na manhã desta terça-feira, 20, na Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), situada no distrito de São Cristóvão.

Idealizado pela direção e remodelado pela professora de Artes Simone Branco, com a colaboração do funcionário Roberto Resende, o novo ambiente visa trabalhar temas inerentes à disciplina, além de despertar, nos estudantes, o interesse pela prática do jogo de xadrez.

Responsáveis por coordenarem as atividades no local, os professores Alexandro dos Passos e Douglas Tinfer lembram que projetos semelhantes, inclusive os que incentivam a prática do xadrez na escola, apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos dos alunos, tais como a memória, imaginação, concentração e inteligência.

Já a direção da escola afirma que, pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezena de países, sendo um jogo de estímulos e respostas para problemas e importante no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes.

Além desse novo espaço, a escola também conta com a sala temática da disciplina de inglês. Outros ambientes do prédio estão sendo preparados, como forma de incentivar o aprendizado e despertar o interesse pelas demais disciplinas da grade curricular.

O projeto tem com o respaldo da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.