Equipes ESF 002 e 008 promovem ação com alunos da Apae

Visando conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) 002 e 008, da Unidade Básica de Saúde Dr. Mário Mussi, do distrito de São Cristóvão, promoveram uma série de atividades com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na sexta-feira (22).

A ação, na sede da entidade, fez parte das comemorações do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro. Criado em 1982 e oficializada por Lei Federal em 2005, a data representa a busca pela garantia e integralização dessas pessoas de forma igualitária e sem preconceitos.

Pela manhã foi realizada palestra sobre saúde bucal com o dentista Celso Iqueuti e distribuído kits contendo escova e pasta dental aos participantes. Na sequência houve uma oficina de dança e a prática de ginástica laboral, sob a supervisão da fisioterapeuta Adrielle da Costa.

As atividades se estenderam até o período vespertino com a oficina da beleza e a participação do médico Thiago Greselle.
Para as enfermeiras Thais Platner e Esther Pires, a sensibilização sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência precisam ser debatidas de maneira constante. “É uma luta diária, pois essas pessoas carecem de atenção em diversas áreas, como saúde, educação e inserção social”, comentam.

A mobilização teve o respaldo da prefeitura de Três Barras, por intermédio da secretaria de Saúde.

Rolar para cima