Entrega de certificados marca encerramento das atividades do projeto “Arte na Escola: Semente da Vida”

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a secretaria de Educação, Cultura e Esporte e a empresa Mili S.A, o projeto “Arte na Escola: Semente da Vida” está realizando a entrega de certificados de conclusão de cursos a estudantes da rede municipal de ensino de Três Barras.

A iniciativa, que buscou promover a prevenção ao suicídio através de estratégias de aprendizagem que possibilitaram o desenvolvimento do autorrespeito e autoestima, envolveu alunos adolescentes de 7° e 8° anos de três escolas de ensino fundamental.

Participantes da EBM Guita Federmann receberam os certificados na quarta-feira, 07, enquanto na quinta-feira, 08, foi a vez dos alunos da EBM Francisco Rocha, da localidade de São João dos Cavalheiros. Na ocasião também aconteceu apresentação e exposição de trabalhos.

Evento às 09h da próxima quarta-feira, 14, no anfiteatro vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão, encerra a programação com a entrega de diplomas aos estudantes da EBM João Pacheco de Miranda Lima.

Membro da equipe pedagógica da pasta de Educação e responsável pela coordenação do projeto, professor Vinicius Alves da Silva afirma que é pertinente tratar do assunto nas escolas diante a significativa estatística de tentativas e suicídios entre os jovens, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Salientamos que é importante falar e promover a prevenção junto aos adolescentes, já que a ideação suicida se refere aos pensamentos de autodestruição ou, ainda, a ideia suicida englobando desejos, atitudes ou planos que a pessoa tem para pôr fim à própria vida”, argumentou.

Na EBM Francisco Rocha o projeto foi desenvolvido através de duas oficinas: “Pintura em tela” e “Teatro”, com as aulas sendo ministradas pela professora Maury Kettlen Welke.

“A oficina de teatro possibilitou um encontro do estudante consigo mesmo, através de técnicas que desenvolveram diferentes expressões corporais e ilustrações do cotidiano. Já na oficina de pintura em tela, o participante aprendeu técnicas profissionais e, ao mesmo tempo, pôde expressar suas emoções e sentimentos através de suas ilustrações”, afirmou Silva.

As EBM Guita Federmann e João Pacheco de Miranda Lima (Caic) trabalharam a oficina de confecção intitulada “Filtro dos sonhos”, sob a responsabilidade das professoras Clarice Urbanek e Cleunice Cordeiro de Souza.