Enfermeiras tresbarrenses iniciam Curso Regional de Formação de Lideranças

Teve início nesta sexta-feira (28) a série de nove encontros do Curso Regional de Formação de Lideranças em Enfermagem. Serão três aulas no mês de outubro, outras três em novembro e as duas últimas nos dias 07 e 14 de dezembro.

As enfermeiras Cristiane Hoffmann Lechinheski, Daniele Adur Wogeinaki e Maria Emilia Jubanski, que atuam na saúde pública do município de Três Barras, bem como Bárbara Ribeiro da Silva, enfermeira da Maternidade do Hospital Félix da Costa Gomes, participam da atividade que visa estimular estudantes e profissionais da área a enfrentar de modo criativo e sustentável os problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho.

O evento, que acontece no auditório da Universidade do Contestado (UnC) de Mafra, é um ação conjunta dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) dos Estados de Santa Catarina e do Paraná.

Na aula inaugural, pela manhã, houve uma breve apresentação sobre o curso e painel que abordou o tema “Atuação Político Institucional de Lideranças de Enfermagem”. À tarde foi debatida a “Saúde como Direito de Cidadania”.

Com vistas a evitar a evasão profissional, o cronograma do curso ainda prevê a discussão de assuntos como a “Gestão de Carreiras e Conflitos”, “Lutas Políticos-Profissionais”, “Saúde e Enfermagem: Processo de Trabalho e Profissão”, Ética e Profissão”, entre outros.

Para o último encontro está agendada a apresentação e avaliação de trabalhos desenvolvidos pelas participantes, como também a formatura com a entrega de certificados de especialização.

A capacitação das enfermeiras tresbarrenses tem o respaldo do Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde.