Encontro discute ações de incentivo para a piscicultura, em Três Barras

Por acreditar que a piscicultura é uma atividade alternativa que pode gerar renda e emprego para quem vive no campo, é que a Prefeitura de Três Barras irá fortalecer ações de incentivo aos pequenos produtores cadastrados junto à secretaria municipal de Agricultura.

A informação foi repassada pelo secretário Ernani Wogeinaki, durante encontro que reuniu 35 agricultores familiares na última quarta-feira, 10, na Sala do Empreendedor. O secretário de Meio Ambiente, Anderson Carlos de Maria e o extensionista rural do escritório local da Epagri, Alexandre Agarie, também participaram da reunião.

Com o reforço de uma nova retroescavadeira à frota da pasta, Wogeinaki disse que será possível ampliar os atendimentos ofertados através do programa Porteira Adentro, desde a melhoria nos acessos dentro das propriedades rurais à abertura de tanques e viveiros para criação de peixes.

Por meio de parceria com a Epagri, o município também deverá apostar na retomada das capacitações, cursos e treinamentos aos piscicultores cadastrados, e que até pouco tempo atrás eram realizados de forma frequente. Outra ideia é lançar uma nova campanha para aquisição de alevinos, pensando em diversificar as espécies já criadas no município.

“Nosso objetivo é motivar os criadores de peixe, seja através de orientações e informações técnicas repassadas por profissionais, como também oferecer suporte para que possam aprimorar a atividade em suas propriedades”, disse Wogeinaki.

Atualmente há 20 pequenos produtores rurais cadastrados como piscicultores no município. Destes, cinco tem a atividade como uma alternativa única ou extra de renda para suas famílias.