Elaboração do Pedem é debatida durante reunião com lideranças do município

Que tal planejar o futuro de Três Barras, de maneira sustentável? Se você pretende ser um agente participativo e transformador, nesse processo, o Governo do Município lhe oferece essa oportunidade.

Uma das propostas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC), no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município (Pedem) começou a ser discutido na noite de segunda-feira (26), durante encontro no anfiteatro Prefeito José Felício de Souza (auditório da secretaria de Educação).

Na reunião com lideranças do poder público municipal e de entidades e associações ligadas à indústria, comércio, funcionalismo público e aos produtores rurais, o consultor do Sebrae, Daniel Marques Lucena, colheu informações sobre a expectativa dos participantes com o desenvolvimento da cidade.

Entre as prioridades elencadas pelos presentes, estão o fortalecimento do comércio local, a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho através de cursos técnicos, melhorias na infraestrutura urbana, a agregação de valor à produção do campo e a geração de novos postos de trabalho.

O trabalho de construção do Pedem prossegue nos próximos meses, com a participação do consultor do Sebrae em debates e reuniões com núcleos ligados a três eixos estratégicos: agropecuária, indústria e comércio e serviços.

De acordo com Lucena, quem não participou dessa primeira reunião ainda pode se integrar aos grupos, a fim de contribuir com sugestões. “Nossa ideia é levantar os problemas, para que depois possamos definir as estratégias a serem implantadas em cada um dos eixos definidos para compor o Pedem”, comenta.

Em sua fala, prefeito Luiz Shimoguiri disse que a administração municipal será fomentadora do desenvolvimento sustentável e do empreendedorismo local. “Mas para que a cidade seja planejada para o futuro, precisamos do apoio e participação de todas as lideranças e segmentos da sociedade” garante.

O Pedem consiste num diagnóstico contendo os problemas verificados no atual cenário do município, mas que também contém ações a serem implementadas até o ano de 2030, visando atender os anseios coletivos de cada eixo.