Educadores especiais recebem certificados por conclusão de curso de capacitação

A Educação Especial em Três Barras atende 75 crianças em suas escolas e creches. Desse total, 56 alunos frequentam um dos três atendimentos educacionais especiais ofertados através da rede municipal de ensino.

Tendo a premissa de que a escola é um espaço de todos, que deve levar em consideração a capacidade individual dos estudantes na construção do conhecimento e respeitar as diferenças, é que o Governo de Três Barras vem investindo na capacitação continuada dos educadores especiais, visando com isso aprimorar a metodologia para a inclusão desse público ao ensino regular.

Nesta semana, por exemplo, começou a entrega de certificados aos 35 segundos professores, monitores e educadores que concluíram as 80 horas de formação promovida pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte, através de material didático adquirido junto ao Instituto Excelência.

Temas como o “Distúrbio de Aprendizagem” e “Transtorno de Déficit de Atenção – Hiperatividade/ Impulsividade” pautaram a atividade realizada entre os dias 13 de maio e 16 de junho.

A etapa presencial foi ministrada pelo professor/tutor Tiago Silva, neuropsicopedagogo clínico e coordenador da Educação Especial no Município. Durante o curso, os participantes elaboraram e aplicaram um plano de intervenção em suas escolas, buscando com isso aproximar os conhecimentos teóricos adquiridos à prática vivenciada no cotidiano.