Dia Mundial da Água é celebrado com visita guiada de estudantes a ETA do Samasa

Alunos do 9° ano das escolas municipais Guita Federmann e João Pacheco de Miranda Lima (Caic) participaram nesta terça-feira, 22, de visita guiada à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa), situada no Morro do Faria, distante cinco quilômetros do centro de Três Barras.

A iniciativa da Vigilância Sanitária do município foi alusiva às comemorações do Dia Mundial da Água e teve o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Assim que chegaram ao local, estudantes e professores assistiram a uma breve palestra ministrada por Izabel Novak, engenheira química da EBS, empresa que faz a gestão compartilhada do Samasa.

A profissional abordou temas relacionados ao surgimento do Dia Mundial da Água, número de consumidores no Brasil e o desperdício de água potável, situação do saneamento básico em nível de país, benefícios da captação e reservação da água da chuva e, ainda, repassou informações técnicas sobre o funcionamento da ETA do município.

Na sequência o grupo pôde conhecer o processo operacional de captação e tratamento da água que abastece a cidade. A visita foi guiada por Edmilson José de Oliveira, supervisor da ETA, que passou orientações e tirou dúvidas dos participantes. Todos receberam folhetos educativos e interativos sobre o uso consciente da água.

Uma nova ação está agendada para a tarde desta quarta-feira, 23, com a presença de outras turmas de alunos.

Segundo a presidente do Samasa, Paola Pereira, o setor operacional da autarquia estará sempre de portas abertas para receber a comunidade em geral. “Para conhecer o funcionamento da ETA, por exemplo, basta as escolas ou qualquer pessoa fazer o agendamento da visita com antecedência”, explicou.