Dia “D” contra gripe será neste sábado; cobertura vacinal está em 43,05% do público prioritário

As unidades de saúde do centro, bairros, do distrito de São Cristóvão e do interior de Três Barras estarão abertas das 08h às 17h neste sábado, 12 de maio, dia “D” da campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Conforme a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, mais de 60 pessoas estarão envolvidas na mobilização, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e demais profissionais que atuam na rede de atenção básica em saúde.

Gestantes, mulheres no período pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e professores têm prioridade para receber a vacina.

Quando for se imunizar, é importante que a pessoa apresente a caderneta de vacinação. A campanha segue até o dia 1° de junho.

 

Cobertura vacinal

O município entrou na semana do dia “D” com 43,05% do púbico considerado prioritário já vacinado contra a gripe, segundo informou a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Levantamento aponta que 788 idosos já se vacinaram contra o vírus influenza, ou seja, 48,08% do público com mais de 60 anos de idade. Já os professores superaram em 14 a meta de 210 a serem vacinados, prevista inicialmente, alcançando (106,67%) de cobertura.

O grupo das crianças somou 405 adesões até o momento (29,61%), enquanto os trabalhadores da saúde chegaram a 211 pessoas imunizadas (59,77%). Ainda de acordo com o levantamento, 118 gestantes (53,39%) e 35 (97,22%) das  púerperas (mulheres com até 45 dias após o parto) já foram vacinadas.

Pela meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, 90% do público alvo deve ser imunizado durante a campanha. O município de Três Barras foi além, no ano passado, ultrapassando a meta vacinal em 4%.

 

Rolar para cima