Decreto do Governo de SC com novos protocolos de saúde para enfrentamento à covid-19

O Governo de Santa Catarina anunciou na quarta-feira, 24, novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Estado. 
 
Os protocolos de saúde, previstos em decreto, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado.
 
As medidas entraram em vigor nesta quinta-feira, 25, e valem por 15 dias.
Os municípios poderão estabelecer medidas específicas de enfrentamento mais restritivas do que as previstas no Decreto.
 
Confira a íntegra do decreto:
 

DECRETO Nº 1.168, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021

Estabelece, em caráter extraordinário, medidas de enfrentamento da COVID-19 em todo o território catarinense e estabelece outras providências.

 

 O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA ,

no  uso das atribuições privativas que lhe  conferem  os incisos I, III e  IV,  alínea “a”,     do art. 71 da Constituição do Estado, e de acordo com o que consta nos autos do processo nº SES 26906/2021,

 

 DECRETA:

 

Art. 1º Ficam estabelecidas, em caráter extraordinário, pelo período de 15 (quinze) dias, em todo o território catarinense, as seguintes medidas de enfrentamento da COVID-19:

 

  • – para casas noturnas e casas de espetáculos, proibição de funcionamento em todos os níveis de risco;

 

  • – para venda ou consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e suas lojas de conveniência, entre 00h00 e 06h00, proibição em todos os níveis de risco;

 

  • – para o transporte coletivo urbano municipal, transporte coletivo intermunicipal e transporte coletivo interestadual, limite de ocupação de 50% (cinquenta por cento) de passageiros sentados, em todos os níveis de risco;

 

  • – permissão das seguintes atividades, com limite de ocupação de 25% (vinte e cinco por cento), em todos os níveis de risco:

 

  1. parques temáticos e zoológicos;

 

  1. cinemas e teatros;

 

  1. circos e museus; e

 

  1. igrejas e templos religiosos;

 

  • – permissão das seguintes atividades, com limite de ocupação de 25% (vinte e cinco por cento) e funcionamento somente entre 06h00 e 23h59, em todos os níveis de risco:

 
  

 

  1. eventos sociais e de qualquer natureza, inclusive aqueles

na modalidade drive-in;

 

  1. congressos, palestras e seminários;

 

  1. feiras, exposições e inaugurações; e

 

  1. bares;

 

  • – permissão das seguintes atividades, com limite do horário de funcionamento entre 06h00 e 23h59, em todos os níveis de risco:

 

  1. academias e centros de treinamento;

 

  1. piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas, ficando essas atividades proibidas aos sábados e domingos;

 

  1. shopping centers e centros comerciais; e

 

  1. restaurantes, cafeterias, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins, limitado o ingresso de novos clientes até 23h00, com encerramento das atividades às 23h59;

 

  • – funcionamento de agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito somente com atendimento individual, controle de entrada e monitoramento do distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas; e

 

  • – utilização de parques, praças, jardins botânicos, balneários, faixa de areia de praias e demais espaços públicos somente sem aglomeração.

 

Parágrafo único. Todas as atividades mencionadas neste artigo deverão observar os protocolos e regramentos sanitários específicos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

Art. 2º Compete à Polícia Militar do Estado de Santa Catarina   e à Polícia Civil do Estado de Santa Catarina a fiscalização das medidas estabelecidas no art. 1º deste Decreto, sem prejuízo da atuação de órgãos federais, estaduais e municipais com competência fiscalizatória específica.

 

Art. 3º Os Municípios do Estado, por meio dos respectivos Prefeitos, poderão estabelecer medidas específicas mais restritivas do que as previstas neste Decreto, a fim de conter a contaminação e a propagação da COVID-19 em seus territórios.

 
  

 

Art. 4º O art. 1º do Decreto nº 562, de 17 de abril de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art. 1º Fica declarado estado de calamidade pública em todo  o território catarinense, para fins de enfrentamento da pandemia de COVID-19, até 30 de junho de 2021.” (NR)

 

Art. 5º Este Decreto entra em vigor em 25 de fevereiro de 2021. Florianópolis, 24 de fevereiro de 2021.

 

 

CARLOS MOISÉS DA SILVA

Governador do Estado

 

ERON GIORDANI

Chefe da Casa Civil

 

ALISSON DE BOM DE SOUZA

Procurador-Geral do Estado

 

JORGE EDUARDO TASCA

Secretário de Estado da Administração

 

PAULO ELI

Secretário de Estado da Fazenda

 

ANDRÉ MOTTA RIBEIRO

Secretário de Estado da Saúde

 

Informações: Ascom do Governo de SC

Rolar para cima