Coronavírus: Prefeitura de Três Barras decreta situação de emergência

A Prefeitura de Três Barras decretou situação de emergência em saúde pública por conta da pandemia do novo coronavírus.

Pelo decreto publicado nesta sexta-feira (20) fica criado, também, o comitê gestor municipal que vai atuar no monitoramento e avaliação das medidas emergenciais de enfrentamento à disseminação do Covid-19.

“É uma ação necessária diante do atual cenário, o qual requer muita atenção por parte dos governantes e celeridade nas respostas e atendimentos prestados à população”, observou o prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri.

O comitê gestor municipal é composto pelo prefeito municipal; por membros das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Administração; da assessoria jurídica da Prefeitura; da defesa civil municipal; e por representantes das entidades religiosas, das atividades industriais e comerciais, e dos médicos do quadro do município.

Apesar de não haver casos suspeitos do coronavírus no município, Shimoguiri fez um apelo para que as pessoas permaneçam em casa, em regime de quarentena.

Ele também pediu para que a população só procure as unidades de saúde em caso de real necessidade. “Pessoas em estado gripal, e que não apresentam falta de ar, devem ficar em isolamento domiciliar, sem sair de casa, sem receber visita e seguindo medidas de precaução”, lembrou.

Para conter o avanço do Covid-19, a secretaria de Saúde lançou nesta semana uma série de medidas relacionadas às mudanças nos atendimentos ofertados nas unidades básicas de saúde, no pronto atendimento municipal e no hospital da cidade.

As alterações estão disponíveis no site oficial do município, através do link http://tresbarras.sc.gov.br/noticia/tres-barras-saiba-como-ocorrera-primeiro-fluxo-de-atendimento-na-saude-publica-municipal e também na fanpage da Prefeitura https://www.facebook.com/prefeituradetresbarras/

Em caso de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com os seguintes telefones: (47) 3623 – 0895, (47) 3623 – 0201 ou (47) 9 9157 – 9545.

Como a recomendação é evitar a presença de crianças nas unidades de saúde, o Governo de Três Barras está ofertando o plantão de pediatria via telefone (47) 9 9156 – 7823.

O serviço é ofertado todos os dias, das 08h às 17h, e visa tirar dúvidas ou prestar orientações aos pais sobre sintomas apresentados pelos filhos.