Concluído projeto arquitetônico para reforma da Casa do Produtor Rural e Colonial em Três Barras

A Prefeitura de Três Barras deve lançar, em breve, processo licitatório para a reforma da Casa do Produtor Rural e Colonial situada às margens da BR-280, na localidade de São João dos Cavalheiros.

Na tarde desta terça-feira, 13, o secretário municipal de Agricultura, Ernani Wogeinaki, e o presidente da Associação dos Micros e Pequenos Agricultores de Três Barras, João Mateus Barbosa, receberam o projeto arquitetônico da obra que foi elaborado pela equipe técnica de engenharia da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

A estrutura de 722,26 m² está edificada numa área de 2.500,00 m² pertencente ao município. A obra está orçada em R$ 280 mil e os recursos foram garantidos por meio de emendas parlamentares.

Com a revitalização, o espaço onde funcionava a Casa Colonial será transformado num ponto de exposição e comercialização de peças de artesanato com identidade histórica e cultural de Três Barras e também de produtos coloniais.

“Nossa ideia é transformar o local num ponto de parada para visitantes ou de pessoas que estejam de passagem pela rodovia. Queremos oferecer basicamente os mesmos produtos que hoje a população encontra nas feiras da sede do município e do distrito de São Cristóvão. É uma forma, na qual, pretendemos dar vida à estrutura, incentivar o turismo e possibilitar uma fonte de renda alternativa para artesãos, profissionais criativos e agricultores familiares de Três Barras”, frisou Wogeinaki.

Já Barbosa disse que com a reforma do barracão, os 45 associados terão um espaço mais adequado e seguro para poder armazenar suas produções de verduras, legumes, hortaliças e frutas.

“Grande parte da alimentação escolar servida nas escolas municipais é oriunda da agricultura familiar, sendo a associação uma importante fornecedora. Por isso a importância dessa reforma, já que necessitamos de um local onde possamos não só armazenar, mas também manipular e separar os alimentos que posteriormente chegarão à mesa das crianças”, observou o presidente da associação.