Com 121,49%, Três Barras é o município da região com maior cobertura na vacinação contra a Poliomielite

Três Barras é novamente o município com maior percentual de vacinação na região. Desta vez, a cidade aplicou 1.645 doses contra a Poliomielite, alcançando assim uma cobertura de 121,49% das crianças entre 1 ano a menores de 5 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, que tem como base cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.354 crianças estariam aptas a receber as gotinhas extras do imunizante no município. A meta nacional previa uma cobertura mínima de 95% deste público.

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite terminou na última sexta-feira, 30. Além de Três Barras, apenas outros dois municípios que integram a Gerência Regional de Saúde, com sede em Mafra, conseguiram superar a meta mínima de cobertura.

A responsável pelo setor de imunizações do município, enfermeira Kátia Reis, comemorou o sucesso da campanha. Para que isso pudesse acontecer, no entanto, ela citou algumas ações como sendo fundamentais.

Uma delas foi a de deixar as unidades básicas de saúde (UBS) funcionando em horário estendido, até às 21h, três vezes durante a campanha de vacinação. Ela lembrou, também, que a sala de vacina na UBS Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, que fica aberta até às 19h de segunda a sexta-feira, e até às 17h, aos sábados, acabou facilitando o acesso das pessoas que trabalham em horário comercial durante a semana.

Ainda segundo a profissional, outro fator determinante foi a busca ativa realizada junto aos centros de educação infantil do município.

“Foi uma ação conjunta entre os profissionais de saúde, secretaria de Educação, professores e direção das unidades escolares. Vale ressaltar que só recebeu, as gotinhas, a criança que os pais ou responsáveis autorizaram. Esse sucesso nos deixa muito feliz, pois representa conscientização sobre a importância da vacina e da proteção contra a doença, que apesar de estar erradicada no país, há anos, corre o risco de voltar diante da baixa cobertura nacional”, explicou.

O município de Três Barras também colheu bons resultados na Multivacinação, campanha que seguiu em paralelo à vacinação contra a Poliomielite.

Durante a mobilização, 1.896 menores de 15 anos compareceram às UBS para a conferência da caderneta vacinal. Destes, 887 atualizaram uma ou até mais vacinas de rotina que estavam em atraso e também dentro da idade preconizada no calendário do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

O sucesso de Três Barras tem sido recorrente nas campanhas de vacinação. Recentemente foi 1° lugar, na região, na imunização contra a Influenza (gripe) com uma cobertura de 120,50% dos grupos prioritários; e também contra o sarampo, alcançando 90,83% dos trabalhadores de saúde e 109,50% das crianças maiores de 6 meses e menores 5 anos.

 

 

Rolar para cima