CMEI Merhy Bechara Seleme realiza exposição de trabalhos confeccionados pelo desafio First Lego League Discovery

Após 10 atividades em sala de aula, alunos do pré-escolar II do centro municipal de educação infantil (CMEI) Merhy Bechara Seleme, de Três Barras, expuseram os trabalhos confeccionados a partir da utilização de peças Lego Education.

A atividade, realizada na tarde de domingo, 07, foi acompanhada pela comunidade escolar, pais e convidados, e concluiu o desafio da First Lego League Discovery, que neste ano é intitulado de Cargo Conect e tem a “Logística” como tema central.

Sob a coordenação da professora Marilze Rosane Jancmionka Beckert, as crianças aprenderam a separar as peças, como também receberam informações sobre o funcionamento de transporte e de entrega dos modelos construídos, tendo como base tarefas contidas no caderno de engenharia ofertado pelo projeto.

“Os materiais foram usados de forma dinâmica, interativa e interdisciplinar, incentivando o aprendizado das crianças nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática”, garante a professora.

A diretora do CMEI, Doriane Fiolek, lembra que a iniciativa faz parte do torneio nacional de robótica e que visa despertar, nos pequenos, hábitos de aprendizagem e confiança, além da habilidade para trabalhar em equipe.

“Essa primeira turma, com 25 participantes, foi dividida em grupos de cinco alunos cada. Percebemos que as atividades prendiam a atenção das crianças cada vez mais. Foi visível a alegria e motivação dos pequenos durante os encontros, como também a evolução deles na execução das tarefas propostas”, disse a diretora.

Já a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Edith de Souza, destaca o fato de o CMEI tresbarrense ser umas das 38 unidades escolares brasileiras, quatro de Santa Catarina e única do Planalto Norte contempladas pelo projeto.

“Graças ao embasamento teórico muito bem fundamentado pela equipe pedagógica da secretaria, o nosso CMEI Merhy Bechara Seleme foi uma das instituições de ensino escolhidas num edital de ampla concorrência nacional”, explica.

De acordo com Edith, o CMEI recebeu 35 kits, sendo parte deles do modelo Six Bricks e outra do Steam Park. Durante os encontros, os conjuntos menores foram disponibilizados para que os alunos levassem para casa.

“Isso aconteceu até para que, juntamente com os pais, irmãos maiores, avós ou pessoas próximas, pudessem aprimorar suas habilidades montando os modelos sugeridos pelo cronograma do projeto”, acrescenta a secretária, que garante também a continuidade da atividade com outras turmas do CMEI.