Cerimonial marca a dispensa de jovens tresbarrenses do serviço militar

Breve solenidade realizada na manhã de terça-feira (25) marcou a dispensa de jovens tresbarrenses do serviço militar obrigatório.

O ato de juramento à bandeira nacional e de entrega de certificados de dispensa de incorporação aconteceu no auditório das secretarias municipais de Saúde e Educação.

A expectativa era que nove jovens participassem do cerimonial, porém, apenas dois compareceram. Agora, os demais devem ir até a Junta de Serviço Militar (JSM) para ficar em dias com suas obrigações.

Apesar da dispensa, o diretor do Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), coronel de engenharia Algemiro Ambrosi Júnior, alertou que a nação brasileira pode chamá-la a socorrê-la a qualquer momento.

Gilson dos Santos, secretário da JSM de Canoinhas, reforçou a fala do diretor afirmando que a obrigação com o serviço militar permanece até 31 de dezembro do ano em que o dispensado completar 45 anos de idade.

Em seu discurso, o presidente da JSM de Três Barras, prefeito Luiz Shimoguiri, falou que o ato de juramento simboliza o respeito aos símbolos nacionais e um dos mais importantes compromissos firmados com a pátria. “O cidadão tem seus direitos, mas tem de estar ciente de seus deveres também”, frisou.

O cerimonial foi acompanhado por autoridades militares e representantes do poder público municipal.