Capacitação reúne profissionais de assistência social e do serviço de acolhimento

Por iniciativa do Governo do Município, profissionais de assistência social e do serviço de acolhimento de Três Barras participaram de capacitação em dois dias da semana passada.

Ministrado pelo advogado e professor universitário Roberto Fuck de Almeida, o curso teve como tema central a “Orientação para o Conselho Tutelar e Serviço de Acolhimento”.

Alinhando teoria à prática diária dos próprios profissionais envolvidos, a capacitação trabalhou conteúdos como: “Rotinas e competências”, “Atribuições e responsabilidades”, “Atendimentos e encaminhamentos”, “Deveres funcionais de cada órgão”, “Medidas protetivas e medidas aos pais e responsáveis”, “Evasão escolar – quais procedimentos adequados de atendimentos e encaminhamentos”, “Conhecer a rede de atendimento (Educação, saúde, assistência social) e quando encaminhar para cada um deles” e “Estudos de casos práticos com o Colegiado e a rede de atendimento (Planejamento, humanização e atendimento)”.

A primeira etapa, durante a sexta-feira (08), aconteceu no Lar São Francisco, reunindo funcionários do próprio abrigo, da equipe técnica de assistência social de acolhimento e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Já a segunda e última fase ocorreu durante o sábado (09), no plenário da Câmara Municipal, tendo a participação de profissionais do conselho tutelar, da Proteção Social Especial (PSE), do Cras e, novamente, da equipe técnica de assistência social de acolhimento.

O evento teve o respaldo da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.