Campanha Novembro Azul encerra com palestra para os homens

As atividades relativas à Campanha Novembro Azul, em Três Barras, encerraram na noite de quinta-feira (30) com palestra para os homens da sede do município residentes nas áreas de cobertura das equipes Estratégia Saúde da Família 001 (Unidade José Sawinski), 003 (Unidade Pedro Toporoski) e 007 (Unidade Central de Saúde).

O evento aconteceu no auditório da secretaria de Saúde, no centro da cidade.

Apesar de o foco principal ser as formas de prevenção do câncer de próstata, o médico gastroenterologista Vagner Trautwein também repassou informações sobre as causas, sintomas e tratamentos de outros tipos de câncer mais comuns na população brasileira. Após a palestra houve o sorteio de brindes arrecadados pelas equipes do ESF junto ao comércio local.

Visando estimular a população masculina a fazer o acompanhamento constante de sua saúde é que a prefeitura de Três Barras, por intermédio da secretaria municipal de Saúde, promoveu outras ações especiais durante o mês de novembro.

As unidades de saúde ofereceram palestras; orientações sobre a prevenção do câncer de próstata, DST e outras doenças sexualmente transmissíveis; consultas médicas; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; verificação de pressão arterial; vacinação; avaliação com nutricionista e a solicitação de exames de PSA.

No interior as ações foram realizadas nos dias 20, 22 e 24 de novembro, respectivamente nas unidades de saúde das localidades da Campininha, do Km 06/Barra Grande e de São João dos Cavalheiros.

Já as unidades de saúde do distrito de São Cristóvão realizaram atividades nos dias 21 (Ailton Mendes-Posto Amarelo) e 24 de novembro (Dr. Mário Mussi e Posto Azul).

A secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira avaliou positivamente a adesão do público masculino aos serviços disponibilizados durante a campanha. “Foi uma forma de incentivar essa população a se prevenir contra o câncer de próstata. Mas também foi uma maneira de trazermos os homens às unidades de saúde e despertar, neles, o interesse em cuidar de sua saúde”, analisa.