Atenção: identificado novo foco do mosquito transmissor da dengue em Três Barras

Na semana passada, agentes de endemias identificaram um novo foco do mosquito Aedes aegypti em Três Barras.

A confirmação ocorreu por meio de análise laboratorial. A larva do mosquito transmissor da dengue, e de outras doenças como zika e Chikungunya, foi encontrada numa armadilha montada no bairro Zilda Pacheco/Argentina.

No mesmo local, na metade do mês de abril, a Vigilância Ambiental já havia identificado um foco, assim como outro em uma armadilha na localidade do Km 06/Barra Grande.

Após esse novo resultado, uma força tarefa está sendo realizada num raio de até 300 metros do local da armadilha.

“Estamos fazendo visitas em todos os imóveis próximos, fazendo coleta de material em recipientes com água parada para posterior análise e, também, identificando a necessidade de instalação de novas armadilhas na comunidade”, explica Regiane Motelewicz, coordenadora da Vigilância Ambiental de Três Barras.

A coordenadora lembra, no entanto, que as equipes têm encontrado resistência dos moradores não só para realizar as inspeções nas casas, como também para o repasse de orientações.

“É importante que a população nos auxilie nesta luta, que colabore com o nosso trabalho. Inclusive, denunciando através do fone (47) 3623-5228 locais em que há possíveis criadouros. O mosquito da dengue está por aí. O perigo é para todos, mas a prevenção também”, destaca.

Ainda de acordo com Regiane, as visitas e abordagens são feitas única e exclusivamente por profissionais identificados por colete e crachá, e que estejam portando material explicativo da campanha.

“Nossa orientação é para que a comunidade fique atenta e só receba, em suas casas, pessoas devidamente reconhecidas como agentes de endemias do município”, afirma. 

 

 

Rolar para cima