Artesãos e criativos lançam 60 novos produtos com a identidade cultural de Três Barras

Cerca de 60 novos produtos artesanais com identidade cultural de Três Barras foram oficialmente lançados na noite desta quinta-feira, 05, durante evento restrito a autoridades municipais e convidados.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre a Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Sebrae/SC através do programa Cidade Empreendedora, reuniu 11 artesãos e profissionais criativos da cidade.

Orientados pelas consultoras do Sebrae/SC, Michele Laforga e Bárbara Wagner, os artesãos e criativos se beneficiaram de um processo de criação conjunta, que mudou olhares e buscou valorizar a cultura local.

“Foi um processo onde os participantes adquiriram conhecimento que, agora, pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação de seus produtos e num novo posicionamento de mercado com uma oferta diferenciada na região, promovendo o aumento da renda e da autoestima”, frisou Michele Laforga, durante o evento de apresentação dos produtos, que também contou com a presença da analista e gestora do Sebrae/SC, Milena Zimmermann de Freitas.

Foram 10 meses de trabalho a partir de julho de 2021, com encontros presenciais e online, trocas coletivas e consultorias individuais, que levaram à criação de produtos que estão divididos em 11 coleções inspiradas em temas históricos e da cultura local.

Gestora de Cultura do município e incentivadora da atividade, Viviane Bueno destacou em sua fala a importância da valorização da cultura local e o incentivo ao aprimoramento do ambiente de negócio proporcionado pelo programa.

“Os produtos são maravilhosos e serão fundamentais neste processo de divulgação dos potenciais do nosso município”, falou.

Já a presidente da Câmara Municipal, vereadora Mara Carla Shimoguiri, disse que agora o município tem produtos oficiais e com identidade cultural para oferecer aos turistas e também apresentar e comercializar em feiras e exposições dentro e fora da cidade.

Em seu pronunciamento, prefeito Luiz Shimoguiri elogiou o talento dos artesãos e criativos participantes, afirmando ainda que o resultado apresentado superou todas as suas expectativas.

“São belos produtos, que trazem traços da nossa gente, cultura e história, nos quais percebemos qualidade, o cuidado e o capricho com que foram preparados”, observou.

Na ocasião, o prefeito ainda adiantou que pensa em oferecer um espaço público para que os artistas locais possam desenvolver habilidade e aprimorar seus artesanatos.

“Também estamos estudando a possibilidade de o município ofertar linhas de crédito para que e os artesãos possam expandir seus negócios, gerando assim mais renda e até, quem sabe, novos empregos”, explicou.

O evento ainda teve a entrega de certificados aos participantes do programa e apresentação cultural do artesão e artista Agostinho Kryszyszyn. A mostra ao grande público e a comercialização desses novos produtos serão na Feira Municipal de Três Barras, com uma edição especial no dia 04 de junho.

Artesãos e criativos certificados:

– Agostinho Kryszyszyn

– Claudia Biazussi Falcão