Apresentações marcam segunda etapa do Seminário “Inclusão, Porque Não”

Profissionais que trabalham diretamente com a educação especial, em Três Barras, participaram da segunda etapa do Seminário “Inclusão, Porque Não”, promovida pela equipe técnica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.

O evento realizado na manhã e tarde desta quarta-feira (31), no anfiteatro Prefeito José Felício de Souza (em anexo às secretarias de Educação e Saúde), foi marcado pelas apresentações desenvolvidas nas próprias escolas, a partir do tema central proposto no primeiro encontro do Seminário, no dia 29 de agosto.

Comissão avaliadora julgou e premiou as melhores atividades, que abordaram desde paródias musicais e exposição de fotos, a apresentação do hino de Três Barras através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em primeiro lugar ficaram os educadores especiais da EEB General Osório. Já os profissionais das escolas municipais Guita Federmann e Extensão II (João Pacheco de Miranda Lima) foram, respectivamente, os segundos e terceiros colocados.

A organização também fez a entrega de certificados a todos que participaram das duas etapas do Seminário.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, Mona Dequech Denk, a ideia da APAE e da própria pasta é atrair mais educadores para a segunda edição do Seminário, no próximo ano. “O tema inclusão deve ser debatido não apenas com quem está em contato direto com as pessoas especiais, mas também com os demais profissionais que os cercam”, afirma.

Os centros de educação de infantil e escolas municipais de Três Barras contam atualmente com 76 alunos especiais, que são assistidos diretamente por monitores e segundos professores.