Apresentações especiais marcam o quarto dia da 2ª edição da Semana do Contestado

Teve sequência na manhã desta quinta-feira, 27, a programação alusiva à 2ª edição da Semana do Contestado, em Três Barras.

A plataforma do Museu do Patrimônio Histórico foi palco, desta vez, de apresentações especiais e não de competição, como nos dois dias anteriores.

A atividade contou com a participação de estudantes de uma unidade escolar da rede municipal de ensino, de duas escolas da rede estadual e também do talento de um artista local.

A série de apresentações iniciou pela aluna Thais Fernanda dos Santos, do magistério da EEB Colombo Machado Salles, que declamou a poesia “Reflexão do Contestado”.

Na sequência foram os alunos do centro municipal de educação infantil (CMEI) Pedro Reitz, do distrito de São Cristóvão, que caracterizados com roupas e outros objetos que remetem à época da guerra, participaram de desfile representando o Contestado.

A encenação “Profecias de João Maria”, feita pelo professor, artesão e ator Agostinho Kryszyszyn arrancou aplausos do público.

Depois, a EEB Colombo Machado voltou ao palco outras duas vezes: a primeira para apresentar a dança “Mulheres do Contestado”, também com alunas do magistério; e, a segunda, com a peça teatral “Mulheres Caboclas na Guerra do Contestado”, encenada por estudantes do ensino médio.

Já a paródia “Conflito do Contestado”, inspirada na música “Cuitelinho”, de Pena Branca e Xavantinho, foi cantada por estudantes da EEB General Osório.

A atividade ainda contou com exposição de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A EBM Guita Federmann abordou a temática “Utensílios do Contestado”; a EBM Francisco Rocha o tema “Dicionário com Dialetos Populares”; a EBM João Pacheco de Miranda Lima (CAIC) a temática “Vestimentas”; a EBM João Pacheco de Miranda Lima – Extensão o tema “Monges do Contestado”; a EM João Pedro de Oliveira o tema “Ervas Medicinais”; a ERM Cyríaco Felício de Souza a temática “Símbolos do Contestado”.

O Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH) também participou com a exposição de imagens e documentos que remetem à Guerra do Contestado.

A programação alusiva à 2ª edição da Semana do Contestado é uma realização da Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

O encerramento acontece na manhã desta sexta-feira, 28, com reapresentações das escolas vencedoras no concurso cultural nas modalidades de Poesia, Dança, Música e Teatro. Confira:

Poesia (alunos de 1° ao 5° anos)

1° lugar – ERM Cyríaco Felício de Souza

Tema: “Terras Contestadas”

Dança: (alunos de 1° ao 5° anos)

1° lugar – ERM Cyríaco Felício de Souza

Tema: “Não Conteste o Contestado”

Música: (alunos do 6° ao 9° anos)

1° lugar: EBM Francisco Rocha

Paródia: “Stand Up de Cyntia Erivo”

Teatro: (alunos do 6° ao 9° anos)

1° lugar: EBM Guita Federmann

Peça: “Maria Rosa, Joana D`Arc dos Sertões”.