Apresentações de “Contestados” trouxeram história e cultura à população de Três Barras

Muita histórica, cultura e casa cheia! Assim foram as apresentações do espetáculo “Contestados”, da Cia Mútua, realizadas nessa semana no auditório da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (CAIC), no distrito de São Cristóvão, em Três Barras.

A noite de terça-feira, 16, foi reservada à exibição do documentário “Terra Cabocla”, da Plural Filmes, e também à palestra com o cineasta Glauco Broering sobre o tema “O cinema como ferramenta de debate”. A prefeita interina, Ana Claudia da Silveira Quege, prestigiou as atividades.

Já a apresentação de “Contestados” aconteceu na noite de quarta-feira, 17. Com duração de 55 minutos, o teatro de animação trouxe um recorte sobre a Guerra do Contestado.

Na sequência, aconteceu uma roda de conversa de aproximadamente uma hora de duração, entre o elenco do espetáculo, a presidente da Fundação Municipal de Cultura, turismóloga Viviane Bueno, tendo como convidados João Grein, morador da localidade do Salto da Água Verde em Canoinhas, representando o povo caboclo, e a professora Junale Portes de Oliveira Batista, pós-graduada em História Contemporânea pela Universidade do Contestado (UnC). O debate teve a mediação de Letíssia Crestani.

“Nosso povo, ´filhos e filhas do Contestado`, devem ter o sentimento de pertencimento e orgulho de viver nestas terras contestadas ou pelos Caminhos do Contestado”, frisou Viviane, ao enfatizar a importância das atividades por provocar o debate acerca das questões estéticas e políticas abordados pelo espetáculo.

Três Barras foi o primeiro de dez municípios catarinenses a receber o espetáculo ” Contestados”, que teve grande participação da comunidade escolar e população em geral. O evento, no município, contou com o apoio da secretaria municipal de Educação e da direção do CAIC.

As apresentações e atividades gratuitas buscam rememorar a história do povo caboclo, valorizar a identidade cultural local e impedir o esquecimento de tudo o que foi contestado durante quatro anos de conflito: terras, direitos e vidas.

Ocorrida entre 1912 e 1916, foi resultado da disputa de terras por Santa Catarina e Paraná no planalto entre os dois estados, numa região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro que ligaria o Rio Grande do Sul a São Paulo. O episódio opôs sertanejos e forças militares e, embora a quantidade de mortos seja imprecisa, estima-se entre 10 mil e 20 mil o número de pessoas que perderam a vida nos confrontos.

Pouco encontrada nos currículos escolares, mesmo com tamanha relevância para o país, a Guerra do Contestado é estudada por pesquisadores e artistas que se dedicam a eternizá-la. E neste contexto destaca-se o trabalho da Cia Mútua, fundada em 1993, em Joaçaba, e desde 2007 sediada em Itajaí. Estreado em março de 2019, “Contestados” é rico em informações obtidas pela equipe em visitas a locais relevantes, entrevistas com moradores e estudiosos, leituras especializadas e vídeos sobre o tema.

A história é contada pelas atrizes Laura Correa e Mônica Longo por meio de teatro de animação e projeção de imagens. Com entrada gratuita, a peça é indicada para públicos acima dos 12 anos de idade com até 200 espectadores, a fim de possibilitar melhor visualização dos bonecos e cenários. “Contestados” tem patrocínio de Weg, Celesc e SC Gás e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Com informações da Assessoria de Imprensa de “Contestados”.