Após reestruturação, programa Sacolão atenderá 417 famílias baixa renda

Depois de recadastrar e elaborar parecer socioeconômico, a prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Assistência Social Trabalho, Emprego e Renda, definiu que 417 famílias baixa renda serão contempladas com cestas básicas já a partir deste mês de junho.

Conforme a secretária Cleide Alberti Gonçalves, a reestruturação do Programa Sacolão vai, a partir de agora, atender as famílias que comprovadamente se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Os beneficiários atendidos pelo programa serão automaticamente acompanhados por profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que ficará ainda responsável pela capacitação e a recondução de pessoas ao mercado de trabalho. “A intenção é fazer com que essas famílias evoluam, busquem seus espaços na sociedade e deixem, o quanto antes, a situação de fragilidade social”, garante a secretária.

Cada família credenciada deve receber a cesta básica por um ano, a contar da data de entrada no programa. Após esse período terá que fazer novo cadastramento junto à secretaria de Assistência Social ou, então, solicitar o serviço por meio de visita domiciliar realizada por assistente social.

Para ingressar e permanecer no programa municipal de combate a fome, os beneficiários precisam atender às seguintes condições:

– Estar em dia com a vacinação dos filhos de até 15 anos de idade;

– Mulheres devem realizar e apresentar exame de preventivo anualmente;

– Crianças e adolescentes em idade escolar, filhos de beneficiários, devem possuir frequência mínima de 95% nas unidades escolares;

– Manter higiene pessoal e residencial em dia, tanto no interior como na parte externa dos imóveis em que vivem;

– Dependentes químicos (álcool e drogas) deverão estar realizando tratamento junto ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e apresentar mensalmente atestado de frequência clínica;

– Se gestante, manter em dia e apresentar a carteira do exame pré-natal;

– Quando solicitada a presença, o beneficiário deve ir a reuniões pertinentes ao programa e também do Cras e do Programa de Atenção Integral à Família (Paif);

– A renda per capita não pode ultrapassar a R$ 120;

– O solicitante do pedido de inclusão no programa deve apresentar documento que comprove residência fixa no município há mais de três anos;

– Não possuir veículo e nem telefone fixo.

Distribuição

A secretaria de Assistência Social torna público que a entrega das cestas básicas ocorrerá em quatro pontos do município: Anfiteatro Milton Miguel, aos beneficiários residentes no São Cristóvão; Centro de Convivência do Idoso “Dona Helena Sardá” aos contemplados da sede do município; e nas localidades da Campininha e São João dos Cavalheiros nos pavilhões das igrejas católicas.

Ainda de acordo com a pasta, os dias e horários da distribuição ainda não foram definidos e serão informados em breve.