Alunos de escola municipal participam de oficina promovida pela Epagri de Três Barras

Primeira de uma série de eventos organizados pela Epagri de Três Barras e que visam à reestruturação e implantação de uma unidade de referência educativa em hortas escolares, a oficina sobre “Solos” reuniu alunos e professores da Escola Reunidas Municipal João Pedro de Oliveira, na localidade de Campininha, no dia 12 de junho.

Sob a coordenação do engenheiro agrônomo Juliano de Oliveira, os estudantes da terceira, quarta e quinta séries do ensino fundamental aprenderam a fazer a coleta de amostragem de solo, prática essa indispensável para se realizar a sua correção antes do plantio. “Para que o técnico faça uma recomendação de adubação efetiva, ou seja, que haverá boa resposta das plantas, as amostras de solo devem ser feitas adequadamente”, explicou o servidor da Epagri, ao repassar de forma simples alguns conceitos agronômicos aos participantes.

O diretor da escola, Roberto Pereira Strapazzon Bastos, enalteceu a iniciativa da Epagri de oferecer às crianças práticas nas quais estão inseridas diariamente, já que a instituição está situada na zona rural e a grande maioria dos alunos é de famílias radicadas no campo. “As crianças replicam nas suas comunidades os conhecimentos adquiridos na escola”, comentou.

Amostras de solo coletadas foram encaminhadas ao laboratório da Epagri. Assim que retornarem os resultados das análises, os trabalhos com as crianças terão continuidade.

De acordo com o engenheiro agrônomo, a parceria entre Epagri, a escola e a prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte, é uma importante ferramenta de extensão rural.