Alunos da APAE expõem questões relacionada à acessibilidade durante visita ao prefeito Shimoguiri

Seis alunos acima de 18 anos que integram o Programa de Atividades Laborais (PROAL), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Barras, foram recepcionados pelo prefeito Luiz Shimoguiri no início desta semana.

A visita, planejada e coordenada pela professora Luzia do Rocio Silva Souza, teve o objetivo de expor, ao Executivo Municipal, sugestões para a melhoria da acessibilidade em alguns pontos da cidade.

Segundo a professora, a atividade fez parte da programação alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano aborda o tema “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”.

Porta voz da turma, a aluna Grabriely Batista de Souza destacou, por exemplo, a necessidade de construção de um abrigo para passageiros nas proximidades da madeireira Brasnile. Ela e um colega de APAE são funcionários da empresa e foram contratados, no ano passado, por meio de um programa de inclusão.

Na ocasião os alunos solicitaram, também, a colocação de uma placa na vaga de estacionamento em frente a APAE e que é destinada às pessoas com deficiência. Prefeito Luiz Shimoguiri se comprometeu em tomar as providências legais e cabíveis a fim de atender os pedidos.

“Foi uma ação que teve cunho pedagógico e abrangeu vários objetivos na área de acessibilidade, e levantadas através de atividades desenvolvidas com os educandos no decorrer desse ano”, frisou a professora Luzia.

Ainda como forma de chamar atenção para o tema central da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, os alunos participaram de entrevista à edição do jornal do Gen TV Planalto Norte veiculado pela internet, fizeram a entrega de folders informativos nas ruas, realizaram visitas ao comércio local e, ainda, estiveram presentes em atividade conjunta com o grupo da Melhor Idade do município.

Estima-se que hoje, no Brasil, mais de 45 milhões de pessoas com deficiência enfrentam algum tipo de impedimento por conta de barreiras existentes na sociedade, sejam elas urbanística, arquitetônica, de comunicação, transporte e, também, aquelas que causam mais impacto que são as atitudinais intencionais ou não.

“O tema central, deste ano, busca conscientizar a sociedade sobre o que podemos fazer para vencer esses obstáculos. Apesar dos inúmeros avanços conquistados por meio de legislação e políticas públicas nos últimos anos, ainda temos muito o que melhorar”, observou a diretora da APAE, Dorotéia Latschuky Krulikowski.

Ainda de acordo com a diretora, a APAE de Três Barras conta hoje com 90 educandos matriculados. “Nossa prioridade é melhorar, cada vez mais, os atendimentos aos nossos alunos. Porém, nosso compromisso ultrapassa os limites da escola. Nossa responsabilidade social vai além, visa promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, busca despertar na comunidade reflexões que inspiram mudanças de atitudes e comportamentos”, garantiu.

Celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto desde 1963, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha realizada pela Federação Nacional das APAES (FENAPAES).