Agricultura e Epagri realizam visitas técnicas para orientar e motivar piscicultores do município

Por se tratar de uma atividade alternativa para a geração de emprego e renda no campo, a piscicultura tem recebido – desde o ano passado – atenção especial do Governo de Três Barras.

Constantes ações junto aos pequenos produtores cadastrados vêm aprimorando e fortalecendo o ramo, graças a uma iniciativa conjunta entre a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Epagri, parceiras do programa.

Entre os dias 06 e 08 de março foi cumprida mais uma etapa do projeto, visando o repasse de orientações e a motivação dos criadores de peixe, que em outubro do ano passado fizeram a aquisição de alevinos de oito espécies, a preços acessíveis. Os pedidos haviam sido feitos através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Aspectos relacionados ao manejo e alimentação utilizada na criação dos alevinos, além de avaliações da qualidade da água (turbidez, PH e oxigênio dissolvido) dos viveiros, também foram analisados pelos técnicos.

Participaram das visitas o secretário de Agricultura, João Francisco Canani Júnior; e o servidor da pasta, Élson Roberto Harschel; como também o extensionista rural Alexandre Agarie e o servidor Danilo Sagaz, da Epagri.  

Novas fases do programa estão previstas para a sequência dos meses, tais como reuniões técnicas, seminários e capacitações para a melhoria da produção. “São ferramentas de conhecimento importantes aos criadores, por isso contamos com a presença e participação de todos também nas demais etapas”, frisou o secretário.

Ainda de acordo com Canani Júnior, a intenção do Governo do Município é ampliar o número de criadores, já que a comercialização do peixe pode se transformar em renda extra para muitos agricultores familiares. “E é uma atividade com grande potencial de crescimento”, assegurou.

Alevinos

O Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri, realizou a entrega de 15 mil alevinos a pequenos produtores rurais do município em 31 de outubro do ano passado.

Na época 15 criadores de peixe foram beneficiados pelo programa. Os produtores receberam alevinos das espécies tilápia, carpa capim, carpa húngara, carpa cabeça grande, carpa prateada, carpa colorida, jundiá e cascudo.

Antes de ser feita a entrega, o servidor da Epagri, Danilo Paiva Sagaz, repassou informações acerca de como fazer o transporte e soltura dos alevinos, como também a maneira de realizar o controle de predadores e a pré engorda. Material explicativo foi distribuído a cada um dos produtores, a fim de orientá-los no manejo.

Rolar para cima