Agosto Dourado: evento vai reunir gestantes e lactantes na próxima terça-feira

Criada em 1992 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a importância da amamentação para o desenvolvimento dos bebês, a campanha Agosto Dourado começa a ser trabalhada em Três Barras com evento na tarde da próxima terça-feira, 02, no auditório das secretarias de Saúde e Educação, no centro da cidade.

A atividade é uma ação conjunta entre a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, Fundação Hospitalar de Três Barras e o projeto Mãe Coruja.

“Será um evento de conscientização e prestação de esclarecimentos a gestantes e lactantes, com palestras, informações e orientações sob o comando de profissionais de saúde da Fundação Hospitalar de Três Barras, entre médicas, enfermeiras, nutricionista e psicóloga”, explicou a secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa.

O município irá oferecer transporte gratuito às participantes que residem no distrito de São Cristóvão e interior.

Um dos ônibus sairá às 13h15 do Centro de Convivência, tendo como itinerário as unidades básicas de saúde (UBS) Venceslau Cardoso, Ailton Mendes e Dr. Mário Mussi e pelo ponto de passageiros que fica na SC-120, próximo à entrada da localidade do Km 06/Barra Grande.

Já o outro veículo sairá da UBS de São João dos Cavalheiros, às 13h, passando posteriormente pela UBS da Campininha.

Haverá sorteio de brindes e coffee break durante a atividade.

Programação:

13h30 – Abertura do evento

14h – Tema “O leite materno”: com Isolete Nascimento (nutricionista)

14h25 – Tema “Amamentar, um ato de amor. A técnica e dúvidas”: com Michelli Z. Giuriatti (enfermeira)

14h40 – Tema “Hora ouro – amamentação na primeira hora de vida”: com Eva E. Odovane (enfermeira obstetriz)

15h – Coffee break e sorteio de brindes

15h30 – Tema “Situações especiais que interferem na amamentação”: com Camila Veiga (médica obstetra)

15h50 – Tema “Desafios no puerpério e cuidados contínuos para manter o aleitamento materno”: com Juliana Gontarek (psicóloga)

16h10 – Tema “Importância do aleitamento materno e acompanhamento do bebê no primeiro ano de vida”: com Fernanda Nagima (médica pediatra)

16h30 – Encerramento com sorteio de brindes.