Ações do Outubro Rosa levaram prevenção e orientações às mulheres por todo o Município

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce pautou grande parte das ações realizadas em prol da luta contra o câncer de mama e de colo de útero durante o mês de outubro, em Três Barras.

Com o respaldo do Governo do Município e sob a coordenação da secretaria de Saúde, as unidades básicas de saúde (UBS) da cidade e do interior promoveram uma série de atividades diferenciadas e alusivas à Campanha Outubro Rosa.

As ações foram de consultas médicas voltadas às mulheres, à coleta de exames preventivos, realização de testes rápidos, repasse de orientações sobre o autoexame de mamas, palestras e até cuidados com a beleza.

Situada no distrito de São Cristóvão, a UBS Ailton Mendes (Posto Amarelo) atendeu mais de 100 mulheres durante a atividade que aconteceu no dia 25 de outubro. Foram realizados 70 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; 38 exames preventivos de câncer de colo de útero; 12 atendimentos da médica ginecologista e 13 da nutricionista.

As vacinas contra a febre amarela, hepatites e tétano foram aplicadas em 20 mulheres. A equipe também ofereceu serviços de maquiagem, penteados e pinturas de unhas. Houve ainda o sorteio de brindes e exposição de trabalhos confeccionados por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Viva Bem (Caps).

A UBS José Sawinski (Posto Verde), do bairro João Paulo II, realizou sua atividade no dia 23 de outubro. A programação teve roda de conversa sobre os perigos do câncer de mama e a importância do autocuidado; realização de testes rápidos, exames preventivos, serviços de manicure, sorteio de brindes e distribuição de lanche.

A UBS Leocádio Ribeiro, no centro da cidade, reuniu as mulheres no dia 24 de outubro, com uma série de ações que se estendeu até às 19h30, entre as quais consultas médicas, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, realização de testes rápidos e coletas de exames preventivos.

Também com horário estendido até às 21h, a UBS Pedro Toporoski (Posto Rosa), do bairro Vila Nova, realizou sua programação no dia 16 de outubro. Os médicos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e psiquiatra, e o enfermeiro da unidade palestraram às participantes.

A realização de 88 testes rápidos e a coleta de 14 amostras de exame citopatológico também fizeram parte da atividade, assim como a revisão da situação vacinal de todas as mulheres que foram até a unidade. O horário ampliado atendeu principalmente o público que, durante o dia, trabalha no comércio e não tem como acessar aos serviços oferecidos pela UBS.

Roda de conversa, atendimentos da médica clínica geral e da ginecologista, consultas de enfermagem, realização de testes rápidos e de exames preventivos e solicitações de mamografias pautaram a atividade promovida pela UBS Venceslau Cardoso (Posto Azul), do distrito de São Cristóvão, no dia 10 de outubro. A ação contou com a participação de mais de 50 mulheres.

Já as UBS da Campininha, Km 06/Barra Grande e de São João dos Cavalheiros tiveram programações diferenciadas nos dias 18, 23 e 24 de outubro, respectivamente.

Coleta de exames Papanicolau, solicitações de mamografia, realização de testes rápidos, palestras preventivas, cuidados com a beleza, coffee break e sorteio de brindes marcaram as atividades no interior.

A Caminhada das Poderosas fechou a programação alusiva ao Outubro Rosa no Município, na manhã desta quarta-feira (30). A ação foi uma iniciativa da equipe da Fundação Hospitalar de Três Barras. Sediada em Canoinhas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer foi uma das apoiadoras marcando presença com diversas mulheres. O evento teve a parceria do Lions Club de Três Barras, 106 FM, Polícia Militar e do Supermercado Bruda, que doou frutas e água servidas às participantes no final da caminhada.

O sucesso das mobilizações, segundo a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira, é creditado principalmente à adesão do público feminino que atendeu aos chamados das equipes de saúde. “Mas também é preciso destacar e enaltecer os nossos profissionais, que oferecem um atendimento eficaz e humanizado à população durante o ano todo”, frisou.

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